Connect with us

Sinop

Prefeito acompanha 1ª reunião com futuros moradores da etapa 6 do Nico Baracat; Nova reunião com famílias da etapa 4 será hoje (24)

Publicado

em

Na última sexta-feira (21) foi a vez dos futuros moradores da etapa 6 do Residencial Nico Baracat se alegrarem com a boa notícia de que a hora de pegar as chaves e finalmente entrar em seus apartamentos está próxima. O prefeito Roberto Dorner esteve presente e acompanhou a primeira reunião do Projeto de Trabalho Social (PTS) com as famílias desta etapa. “Estou feliz porque nós fizemos um compromisso e estamos honrando com ele, para que essas famílias se sintam felizes com os apartamentos que irão receber. Esse trabalho que está sendo feito pela empresa contratada é para preparar as pessoas a viver em condomínio, onde vai ter diferenças entre vizinhos, elas vão ter que se adaptar e conviver em comunidade, por isso essas reuniões são tão fundamentais”, declarou Dorner.

Em continuidade as programações das reuniões do Projeto de Trabalho Social, nesta segunda-feira (24), as famílias selecionadas para etapa 4 participarão do segundo encontro, momento em que serão esclarecidas informações a respeito processo de vistoria dos apartamentos, das regras de convivência, do uso compartilhado das áreas comuns, serviços públicos que devem ser implantados na região e outros assuntos. A reunião será no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a partir das 18h30.

As reuniões do PTS fazem parte do processo para entrega dos apartamentos, é momento em que as famílias são preparadas para viver no novo formato de moradia. O principal objetivo é trazer o sentimento de pertencimento e transformar toda a edificação do residencial em uma grande comunidade, garantindo mais dignidade e qualidade de vida à própria população.

Um dos selecionados para etapa 6 do residencial foi seu Nelson Hinlkel, ele ficou surpreso quando a equipe de Habitação informou que seu cadastro havia sido aprovado. “Eu quase fiquei louco de tanta alegria, não achava que ia ganhar o apartamento. A alegria é demais, eu hoje à tarde nem fui trabalhar, 16h eu já tinha tomado banho e estava esperando minha nora para vir junto comigo para cá”, relatou.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso ressaltou o compromisso em familiarizar os futuros moradores com o novo formato de moradia, onde eles terão muitos vizinhos, com os quais compartilharão as áreas comuns do condomínio. “Essa é mais uma noite de emoção em que recebemos famílias que irão morar no residencial Nico Baracat, pudemos ver muitos rostos emocionados aqui de pessoas que estão ansiosas e esperaram a anos por esse momento. É tão importante essa realização que o prefeito tem proporcionado às famílias que estão aguardando este empreendimento. Foi uma das preocupações dele como organizaríamos centenas de pessoas para morar num condomínio de habitação de interesse social, ver esse trabalho acontecendo é sinal de que estamos no caminho certo”, considerou.

Atualmente Raiony Marques Pereira trabalha como assistente administrativo e mora de aluguel com sua esposa e filhos. Ele também aguarda pela casa própria e se sente feliz em saber que está chegando a hora de pegar as chaves de seu apartamento. “Vou morar com a minha esposa, tenho dois filhos, um de seis anos e outro de dois e eles estão muito empolgados também, meu filho mesmo está feliz com a ideia de morar numa casa que é nossa. Vai sobrar um pouco mais de recurso para sair mais com eles, imagino chegar no final de semana e ter mais união com a família, sem ficar tão preocupado com o final do mês, sem ter que pagar aluguel. Vou poder curtir mais eles, fazer uma carne assada com eles, é uma alegria grande”, relatou o pai de família.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça campanha Leão Amigo e incentiva destinação do Imposto de Renda para fundos municipais

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, reforça a campanha Leão Amigo, que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso, garantindo que os recursos permaneçam no município e sejam revertidos para entidades beneficentes que atendem diretamente a população local.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a iniciativa fortalece instituições que atuam na proteção social. “Quem ganha com isso são as instituições que lidam com crianças, adolescentes e idosos. É a destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, para estarem alimentando o Fundo da Criança e do Adolescente e também do Idoso”, afirmou.

Sinéia também reforça que os valores não ficam com o poder público. “É importante ressaltar que não é o poder público que fica com essa arrecadação, mas sim os fundos, que atendem projetos voltados às instituições que trabalham com nossas crianças, adolescentes e idosos”, completou.

Outro ponto positivo apontado pela secretária é o impacto local da destinação. “O dinheiro vai ficar aqui no município, por isso pedimos que Conselhos, empresários, servidores públicos e a população em geral se mobilizem para fazer essa destinação”, pontuou Abreu.

O agente da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti, explica que o processo pode ser feito diretamente no sistema de declaração do Imposto de Renda. “A Receita, todo ano, cria a oportunidade de, no próprio programa da declaração, você já ter uma ideia do valor que pode destinar e para onde quer destinar. A dica é: faça sua declaração normalmente e, ao final, verifique qual o melhor modelo. Se for o completo, selecione essa opção e acesse ‘Doações Diretamente na Declaração’”, orientou.

Segundo Grotti, o próprio sistema indica os fundos disponíveis e o valor máximo permitido. “Não precisa nem decorar o CNPJ da instituição, por exemplo. Os fundos de Sinop já aparecem cadastrados no sistema e com o valor calculado. Basta escolher, gerar o DARF e fazer o pagamento até o prazo final da declaração. Se tiver imposto a pagar, o valor é abatido; se tiver a restituir, a Receita acrescenta esse valor, inclusive com juros caso haja demora”, explicou.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC-MT), Thaciel Camargo, reforça o papel dos profissionais da contabilidade na disseminação da campanha. “O profissional da contabilidade é o principal elo entre o contribuinte e o fisco. Muitas vezes o cliente não tem o conhecimento técnico de que pode beneficiar uma entidade local dentro da própria declaração. Nosso papel é orientar e mostrar que esse recurso, que iria para a União, pode ficar aqui e se transformar em melhorias para nossa cidade”, destacou, convocando os profissionais a atuarem como “embaixadores da campanha”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Elis Venâncio, enfatiza a necessidade dos recursos para atendimento à população idosa. “Nós temos muitos idosos atendidos e muitas instituições cadastradas que realmente precisam desse recurso. Como o imposto já seria pago, por que não deixá-lo aqui no município para ajudar quem precisa?”, questionou.

Elis também assegura a correta aplicação dos valores. “O Conselho é um órgão paritário, com representantes da sociedade civil e do poder público, com toda uma estrutura de avaliação de projetos e prestação de contas. Existe um regramento e uma lei que instrumentalizam esses projetos. Quem fizer a destinação pode ficar seguro de que o recurso será bem aplicado”, afirmou.

Já a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rúbia Naves, destaca o rigor na fiscalização dos recursos destinados ao fundo. “Todo recurso que vem para o fundo da infância é destinado com muita responsabilidade. Somos fiscalizados pelo Ministério Público, que acompanha desde o edital até a escolha dos projetos”, explicou.

Rúbia ainda ressalta o impacto direto na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Temos muitas instituições que dependem dessa destinação para desenvolver trabalhos de proteção. Muitas vezes, esses projetos são fundamentais para mudar a vida dessas crianças e adolescentes. Por isso, é importante que esse recurso fique em Sinop e fortaleça essas ações aqui na cidade”, concluiu.

A campanha Leão Amigo segue durante o período de declaração do Imposto de Renda, mobilizando a sociedade para transformar parte do tributo em investimentos diretos no desenvolvimento social de Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora