Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar capacita agentes para segurança em estádios; curso começa na segunda-feira (27)

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), realiza o 1º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, para os forças de segurança do Estado. A aula inaugural do curso acontece nesta segunda-feira (27.02), às 8h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

A finalidade é capacitar os agentes para atuar na segurança de árbitros, delegações e torcida, buscando garantir a integridade física de todo o público que frequenta praças esportivas em Mato Grosso, principalmente a Arena Pantanal, em Cuiabá.

A primeira turma contará com 40 alunos da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal de Várzea Grande e Polícia Penal. Eles serão instruídos em fundamentos jurídicos, técnicas e táticas de policiamento, varredura de ambientes, escolta, defesa pessoal e tecnologia de equipamentos de menor potencial ofensivo.

A capacitação tem a duração de 60 horas/aula, seguindo até o dia 4 de março.

A aula inaugural do curso terá uma palestra com o juiz de direito Marcelo Sebastião Prado de Moraes, que apresentará o tema Fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas.

Serviço

Aula inaugural do 1º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios
Data: 27/02 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Auditório da OAB-MT, Centro Político Administrativo, Cuiabá

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

em

Por

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora