Connect with us

Lucas do Rio Verde

Qualifica Lucas: inscrições para sete novos cursos começam na segunda-feira (21)

Publicado

em

Começam na próxima segunda-feira (21) as inscrições para a 4ª etapa do Programa Qualifica Lucas. Desta vez, estão sendo ofertadas 120 vagas para sete cursos.

O maior projeto de qualificação profissional da história de Lucas do Rio Verde oferta cursos de qualificação profissional gratuitos à população. A iniciativa é desenvolvida por meio de parceria da Prefeitura com o Senai MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Serão cerca de 250 vagas por semestre, com andamento até o ano de 2024.

As aulas desta etapa terão início no dia 11 de setembro. O candidato deve ter ensino fundamental completo e idade a partir de 16 anos completos (ou acima de 18 anos conforme o curso).

Os cursos ofertados são:

• Assistente Administrativo – 250 horas – vespertino
• Confeiteiro – 220 horas – noturno
• Eletricista de Instalações Prediais – 264 horas – noturno
• Mecânico de Motores Ciclo Diesel de Máquinas Agrícolas – 200 horas – noturno
• Montador e Reparador de Computadores – 230 horas – matutino
• Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas – 160 horas – noturno
• Padeiro – 200 horas – vespertino

Para se inscrever, o candidato precisa retirar uma senha nos seguintes locais:

Cras I: Avenida Bahia, nº 236, bairro Jardim Primaveras (segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h);

Cras II: Rua João Goulart, nº 3.470 S, bairro Jaime Seiti Fujii (segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h);

Galeria de Serviços, na Sala do Empreendedor: Avenida Paraná, nº 766, bairro Centro (segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 13h).

Com a senha em mãos, o interessado deverá se dirigir até o Senai para efetivar a matrícula, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Menores de idade precisam fornecer também CPF e RG dos responsáveis legais.

O Senai Lucas do Rio Verde está localizado na Rua Umuarama, nº 675 S, bairro Menino Deus.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é uma das apoiadoras do Criative Day, que teve início na noite desta segunda-feira (20) e segue até o dia 23 de abril, com uma programação voltada à inovação, sustentabilidade e economia criativa. Além das atividades concentradas no Green Future Hub, o evento também contou com ações descentralizadas, como a realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo no Lago Harri Müller.

Na manhã desta terça-feira (21), o Espaço Green Future Hub recebeu o painel “Criatividade para um Futuro Sustentável”, reunindo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Nunes.

Durante o painel, Felipe Palis destacou que a criatividade vai além da criação de algo inédito. “Muitas vezes, a criatividade está em conectar ideias que já existem e transformá-las em algo útil para o momento. Dentro da sustentabilidade, isso é ainda mais evidente. Temos desafios com resíduos, água, esgoto, clima e energia, e soluções simples podem fazer toda a diferença”, afirmou.

O secretário também citou exemplos de soluções baseadas na natureza, como telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva e jardins drenantes. “São ideias que já existem e que, quando aplicadas, ajudam a evitar problemas como alagamentos e contribuem diretamente para o equilíbrio ambiental”, explicou. Outro destaque foi o programa de reaproveitamento de óleo de cozinha, que transforma resíduos em biocombustível ou sabão ecológico.

O diretor do Saae, Paulo Nunes, reforçou a importância do engajamento coletivo nas ações ambientais. “A sustentabilidade é um tema atual e necessário. Não depende apenas do poder público, mas da participação de toda a sociedade. Precisamos criar uma consciência ambiental, porque o meio ambiente é um bem de todos e essencial para a vida”, pontuou.

Já a secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável. “A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Trabalhar a criatividade aliada à sustentabilidade é preparar as novas gerações para pensar soluções, ter responsabilidade ambiental e agir de forma mais consciente no dia a dia”, afirmou.

Ainda dentro da programação, o Lago Harri Müller foi palco, nesta terça-feira, do “Esquenta da Mostra de Dança”, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. A ação reuniu grupos que irão se apresentar na Mostra de Dança, marcada para o dia 26 de abril, na Praça dos Imigrantes, e levou arte e movimento ao público como forma de celebrar o Dia da Criatividade.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou a importância da integração entre cultura e inovação. “A criatividade também se expressa por meio da arte. Trazer a dança para esse contexto é valorizar nossos talentos, incentivar a participação da comunidade e mostrar que a cultura é parte essencial desse movimento de transformação”, destacou.

Com uma programação diversa, o Criative Day segue promovendo conexões entre diferentes áreas, reforçando que criatividade e sustentabilidade caminham juntas na construção de soluções para o presente e o futuro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora