MATO GROSSO
Setembro Amarelo: Tribunal de Justiça reúne especialistas para falar sobre prevenção ao suicídio
Publicado
3 anos atrásem
Por
oestenews
Falar é preciso! E foi em tom de diálogo, conversa boa e muita informação que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso promoveu na tarde desta terça-feira (12 de setembro), uma roda de conversa com a participação de especialistas da área de saúde emocional. O encontro foi realizado no Auditório Desembargador Gervásio Leite, na sede do Judiciário, em Cuiabá, com a presença de magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça e transmissão para as 79 comarcas no interior do Estado. A ação faz parte das iniciativas realizadas em apoio à campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, ‘Setembro Amarelo’.
“Nós queremos que todos sejam cumprimentados e envolvidos em um afetuoso abraço fraterno e sintam-se diretamente acolhidos e abraços, um por um dos que estão aqui, da mesma forma, aqueles que nos acompanham virtualmente em nossas comarcas. E é com esse clima de alegria e celebração da vida, que nos dedicamos para a finalidade maior, que é a vida. Quero parabenizar e agradecer os profissionais que se disponibilizaram a estar conosco, e que em suas profissões, tem o dom de olhar as pessoas como um ser que realmente necessita expressar de uma forma mais positiva, seus sentimentos, e mais que isso, ser compreendido nas suas necessidades e sentimentos. Muitas vezes nós estamos tão atribulados, ou mesmo com o rolo compressor da vida sobre nós, que somos levados sem termos tempo para reflexões mais profundas, e principalmente, para celebrar e viver a vida. Celebrar o nosso ‘eu sagrado’, o divino que em todos nós habita, porque fomos criados na mesma fonte divina”, refletiu a desembargadora Clarice.
Formado por um grupo voluntário de servidores do Poder Judiciário, o Grupo de Teatro do Tribunal de Justiça, foi criado em 2016 com uma meta bem simples: levar arte, amor e vida por onde passar. Hoje o grupo tem a participação de 15 servidores de diferentes áreas, que também desenvolvem trabalhos ligados ao meio ambiente, economia e sustentabilidade, todas voltadas para a conscientização do público interno.
“A vida pode e deve re-existir no momento mais difícil que podemos estar. São nos momentos de seca, de desespero, de aridez, de escassez que a vida brota. O ipê amarelo na seca é a única arvore que se destaca no cerrado, quando toda vegetação está seca, sem folhas e frutos, o ipê desabrocha, impávido, altivo, valente, e assim precisa ser a vida. E o ipê não precisa olhar para as arvores ao lado, ele precisa ser sua própria inspiração, é nesse momento que precisamos nos silenciar e nos interiorizar. O ipê representa o renascer em tempos difíceis. Qual o exemplo que a natureza nos dá: que sempre há vida na adversidade! As pessoas que tentam contra a vida, elas não querem morrer, elas querem viver, e nesse processo, muitas vezes, o desespero não permite que elas encontrem a beleza que há dentro delas. São nos tempos difíceis que precisamos aumentar os níveis de poesia e doçura”, serenou Werley Peres. MATO GROSSO
Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril
Publicado
14 horas atrásem
abril 19, 2026Por
oestenews
Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.
A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.
Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.
O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.
Inscrições
As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.
A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.
Premiação
A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.
A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.
As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.
18º Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.
Cronograma
Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril
Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026
Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026
Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026
Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026
Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026
Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026
Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026
Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026
Final Presencial – 29/08/2026
Cerimônia de Premiação – 30/08/2026
Fonte: Governo MT – MT
Publicidade
Mato-grossense Leonardo Storck é campeão e conquista vaga em Roland Garros
Sinop terá palestra gratuita com Ian Arthur de Sulocki sobre pesca esportiva durante seminário regional
Investigação expõe disputa com China e acende alerta no mercado brasileiro
Frango sobe 6,6% em abril fica mais barato que carnes de boi e porco
