Connect with us

Sinop

Artistas interpretam grandes sucessos e animam público no 1° Festival do Campo de Sinop: Confira vencedores

Publicado

em

Uma noite emocionante marcou o 1° Festival do Campo de Sinop, (FESCAMPO), na noite do último sábado (16), realizado pela Diretoria de Cultura, no Núcleo Campos Novos, na Gleba Mercedes. O evento contemplou em duas categorias os melhores da noite, com premiações para os três primeiros colocados.

Participaram da disputa, concorrentes das localidades rurais e ambas as modalidades concorreram interpretando obras musicais no idioma nacional em qualquer estilo ou gênero musical.

A diretora de Cultura, Professora Branca, ressaltou que a realização de festivais têm um papel importante no desenvolvimento cultural e social do município. “Esse evento foi muito especial, tivemos apresentações de muitos talentos, o que contribui no enriquecimento da vida cultural e traz uma série de benefícios que vão além da diversão musical. A comunidade compareceu e prestigiou cada momento dessa noite maravilhosa. As pessoas se reúnem para compartilhar uma paixão pela música, criando conexões entre os moradores. ​Essa foi uma ocasião para famílias e amigos desfrutarem desse momento especial juntos”.

Os vencedores e vencedoras do 1° FESCAMPO receberam o valor de aproximadamente R$15 mil em premiações distribuídas de acordo com a classificação nas categorias abaixo.

CONFIRA OS CAMPEÕES:

I – Categoria Interpretação – Adulto:

1º Primeiro lugar categoria adulto – Teodoro Luís e Filho, 1 Televisor 55º polegadas.

2º Segundo lugar categoria adulto – Cristina dos Reis, 1 Televisor 43º polegadas.

3º Terceiro lugar categoria adulto – Élcio Aparecido Lima, 1 Televisor 32º polegadas.

II – Categoria Interpretação – Infanto-Juvenil:

1º Primeiro Lugar Infanto juvenil – Maria Eduarda, 1 Televisor 55º polegadas.

2º Segundo lugar Infanto juvenil – Samira Coelho Vieira, 1 Televisor 43º polegadas.

3º Terceiro lugar Infanto juvenil – David Henrique, 1 Televisor 32º polegadas.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça campanha Leão Amigo e incentiva destinação do Imposto de Renda para fundos municipais

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, reforça a campanha Leão Amigo, que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso, garantindo que os recursos permaneçam no município e sejam revertidos para entidades beneficentes que atendem diretamente a população local.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a iniciativa fortalece instituições que atuam na proteção social. “Quem ganha com isso são as instituições que lidam com crianças, adolescentes e idosos. É a destinação do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, para estarem alimentando o Fundo da Criança e do Adolescente e também do Idoso”, afirmou.

Sinéia também reforça que os valores não ficam com o poder público. “É importante ressaltar que não é o poder público que fica com essa arrecadação, mas sim os fundos, que atendem projetos voltados às instituições que trabalham com nossas crianças, adolescentes e idosos”, completou.

Outro ponto positivo apontado pela secretária é o impacto local da destinação. “O dinheiro vai ficar aqui no município, por isso pedimos que Conselhos, empresários, servidores públicos e a população em geral se mobilizem para fazer essa destinação”, pontuou Abreu.

O agente da Receita Federal em Sinop, Rodrigo Grotti, explica que o processo pode ser feito diretamente no sistema de declaração do Imposto de Renda. “A Receita, todo ano, cria a oportunidade de, no próprio programa da declaração, você já ter uma ideia do valor que pode destinar e para onde quer destinar. A dica é: faça sua declaração normalmente e, ao final, verifique qual o melhor modelo. Se for o completo, selecione essa opção e acesse ‘Doações Diretamente na Declaração’”, orientou.

Segundo Grotti, o próprio sistema indica os fundos disponíveis e o valor máximo permitido. “Não precisa nem decorar o CNPJ da instituição, por exemplo. Os fundos de Sinop já aparecem cadastrados no sistema e com o valor calculado. Basta escolher, gerar o DARF e fazer o pagamento até o prazo final da declaração. Se tiver imposto a pagar, o valor é abatido; se tiver a restituir, a Receita acrescenta esse valor, inclusive com juros caso haja demora”, explicou.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRC-MT), Thaciel Camargo, reforça o papel dos profissionais da contabilidade na disseminação da campanha. “O profissional da contabilidade é o principal elo entre o contribuinte e o fisco. Muitas vezes o cliente não tem o conhecimento técnico de que pode beneficiar uma entidade local dentro da própria declaração. Nosso papel é orientar e mostrar que esse recurso, que iria para a União, pode ficar aqui e se transformar em melhorias para nossa cidade”, destacou, convocando os profissionais a atuarem como “embaixadores da campanha”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Elis Venâncio, enfatiza a necessidade dos recursos para atendimento à população idosa. “Nós temos muitos idosos atendidos e muitas instituições cadastradas que realmente precisam desse recurso. Como o imposto já seria pago, por que não deixá-lo aqui no município para ajudar quem precisa?”, questionou.

Elis também assegura a correta aplicação dos valores. “O Conselho é um órgão paritário, com representantes da sociedade civil e do poder público, com toda uma estrutura de avaliação de projetos e prestação de contas. Existe um regramento e uma lei que instrumentalizam esses projetos. Quem fizer a destinação pode ficar seguro de que o recurso será bem aplicado”, afirmou.

Já a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rúbia Naves, destaca o rigor na fiscalização dos recursos destinados ao fundo. “Todo recurso que vem para o fundo da infância é destinado com muita responsabilidade. Somos fiscalizados pelo Ministério Público, que acompanha desde o edital até a escolha dos projetos”, explicou.

Rúbia ainda ressalta o impacto direto na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Temos muitas instituições que dependem dessa destinação para desenvolver trabalhos de proteção. Muitas vezes, esses projetos são fundamentais para mudar a vida dessas crianças e adolescentes. Por isso, é importante que esse recurso fique em Sinop e fortaleça essas ações aqui na cidade”, concluiu.

A campanha Leão Amigo segue durante o período de declaração do Imposto de Renda, mobilizando a sociedade para transformar parte do tributo em investimentos diretos no desenvolvimento social de Sinop.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora