Connect with us

MATO GROSSO

Servidores da Sefaz participam de workshop sobre empréstimos e dívida pública

Publicado

em

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) encerrou nesta quinta-feira (02.03) um workshop com a participação de especialistas do Banco Mundial. Ao todo foram dois dias de evento, que teve como objetivo capacitar os servidores da pasta que atuam nos processos relacionados à contratação de empréstimos, conhecidos como operações de crédito.

De acordo com a secretária Adjunta do Tesouro Estadual (Sate), Luciana Rosa, a ideia do workshop é manter os servidores atualizados de forma a garantir a sustentabilidade dos empréstimos realizados por Mato Grosso e mitigar possíveis riscos.

“A operação de crédito não se resume na entrada de recursos nos cofres do Estado, ela faz parte de um grande processo. Para manter o fluxo desse processo de forma eficiente, é de fundamental importância que o Tesouro Estadual e seus servidores estejam plenamente capacitados, em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento para melhor gerir as diversas etapas que compõe as operações de créditos e a dívida, propriamente dita”, afirma Luciana.

Durante a capacitação, os analistas do Banco Mundial, Rodrigo Cabral e Cinthia Guzman, abordaram assuntos relacionados à dívida pública como gestão, endividamento, refinanciamento e metas estratégicas. Além disso, as normas e procedimentos aplicáveis às contratações de empréstimos realizadas junto ao BIRD foram apresentadas e debatidas com os servidores.

“Através da nossa experiência de Banco Mundial com vantagens de outros países e estados, compartilhamos as melhores práticas que existem na gestão de uma dívida pública. Esperamos que seja útil para que os servidores aprimorem a gestão da dívida pública com benefícios para saúde financeira do estado”, explica Rodrigo Cabral.

Dentro da estrutura da Secretaria de Fazenda, a Sate é a unidade responsável por gerir o sistema financeiro do Executivo, controlando a aplicação do gasto público. Além de participar da elaboração do projeto de contratação da operação de crédito contribuindo, principalmente, com estudos que trazem informações sobre a viabilidade econômica e financeira do empréstimo para o estado, o Tesouro Estadual faz a gestão da dívida pública.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Idosos, crianças e gestantes devem procurar postos de saúde para vacinação contra gripe

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta que idosos, crianças de seis meses a seis anos e gestantes procurem os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. Até o momento, foram distribuídas 440 mil doses aos 142 municípios do Estado, com previsão de recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde.

“É importante que a vacinação do grupo prioritário seja feita de forma rápida pelas prefeituras para que idosos, crianças e gestantes fiquem protegidos o quanto antes. A vacina é fundamental para a redução de complicações, internações e mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Também devem se vacinar as pessoas do grupo considerado especial: puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças armadas e profissionais do sistema de privação de liberdade.

Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, Mato Grosso recebeu o primeiro lote do Ministério da Saúde no dia 23 de março, com apenas 92 mil doses, o que inviabilizou a participação do Estado no Dia D da campanha nacional de conscientização da vacinação no dia 28.

“Por isso, o Dia D da campanha de imunização será promovido no próximo sábado em Mato Grosso. Mas o público prioritário já deve procurar os postos de vacinação assim que possível para se protegerem contra a doença devido ao risco com a circulação dos vírus respiratórios”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, a vacinação também pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário neste ano. Os pais devem se conscientizar da importância da vacina contra a gripe e levarem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para se protegerem”, informou o superintendente.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora