Seis criminosos envolvidos na prática de crimes de sequestro qualificado, tentativa de homicídio qualificado, tortura e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, foram presos pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (05.10), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá).
As diligências iniciaram durante a manhã quando a equipe da Polícia Civil recebeu a comunicação de que um adolescente havia sido sequestrado por seis homens armados, que o levaram para uma região de mata na divisa entre as cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso, onde foi submetido a uma sessão do tribunal do crime.
No local, foi realizada uma espécie de julgamento, com realização de videochamada com líderes de uma organização criminosa, presos na Capital do Estado. A vítima estava sendo julgada por supostamente ter furtado uma motocicleta na cidade e por ser integrante de outra facção criminosa.
Durante o período em que esteve em poder dos criminosos, o adolescente foi torturado, mediante chutes, coronhadas, pauladas, entre outras formas de agressão. Após uma viatura da Polícia Militar passar nas proximidades do local, os suspeitos fugiram abandonando a vítima.
Imediatamente após a comunicação dos fatos, a equipe de investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde iniciou as diligências, conseguindo por meio de oitiva de testemunhas, análise de arquivos fotográficos e levantamentos de outros elementos, identificar e prender os seis envolvidos no crime.
Quase todos os presos são criminosos integrantes de facção criminosa, com passagens por diversos crimes como roubos majorado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, entre outros.
Após serem interrogados pelo delegado Paulo Brambila, eles foram autuados em flagrante pelos crimes de sequestro qualificado, tortura, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22.4), em Cuiabá, a Operação Tolerância Zero – Contra o Racha, voltada ao enfrentamento de corridas ilegais e manobras perigosas praticadas por motociclistas em vias públicas da Baixada Cuiabana.
De acordo com o comandante do 1º Comando Regional, coronel Lima Júnior, a operação busca intensificar as ações de policiamento tático e ostensivo envolvendo condutores que trafegam em alta velocidade, realizando manobras indevidas colocando em perigo a própria vida e a de outras pessoas.
“Nos últimos dias, passou a circular nas redes sociais, vídeos de motociclistas realizando rachas na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Alguns dos condutores foram abordados e detidos em flagrante. Essa operação reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança da população. Estamos atuando de forma firme e integrada dando continuidade as ações do Programa Tolerância Zero no combate à criminalidade, criado pelo Governo de Mato Grosso”.
O comandante da 24ª Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), tenente-coronel, Matheus Cacciolari, enfatizou que o policiamento tático móvel realizado pela unidade especializada, com o uso de motocicletas, é fundamental para aumentar a capacidade de resposta no combate à criminalidade.
“A agilidade e a mobilidade das motos permitem que as equipes cheguem mais rápido aos locais das ocorrências, especialmente em situações que exigem deslocamento ágil, como nas ações contra motociclistas que praticam rachas e tentam fugir em alta velocidade. Esse tipo de policiamento amplia nossa presença nas ruas e reforça o enfrentamento a condutas que colocam em risco a segurança da população”, destacou o tenente-coronel Cacciolari.
Em ação integrada com a Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá, a Operação Tolerância Zero – Contra o Racha também intensifica a fiscalização em estabelecimentos comerciais, especialmente oficinas mecânicas que possam dar suporte à prática de rachas, incluindo financiamento e manutenção de motocicletas utilizadas nas infrações
“A operação amplia o alcance das ações ao coibir o funcionamento de empresas sem alvará ou licenciamento ambiental, entre outros. A união de esforços é fundamental para garantir resultados efetivos. Além da questão do trânsito, estamos atentos às irregularidades administrativas e ambientais, promovendo um trabalho completo de fiscalização e prevenção. Nós entendemos que a atividade empresarial, comercial, é fundamental para geração de emprego, circulação de riquezas, porém eles devem ser feitos de acordo com a lei”, ressaltou a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Palhares.
Participam da operação policiais militares do 1º Comando Regional, 2º Comando Regional (Várzea Grande), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Comando Especializado, agentes da Sorp, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob) e Guarda Municipal.