Connect with us

Cuiabá

Programa Criança Feliz traz cantigas de roda em outubro

Publicado

em

Todas bem caracterizadas, com fantasias das personagens infantis como a princesa Elsa e a Minie. Assim foi a abertura do Mês da Criança do “Programa Criança Feliz”, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social-Cras, do bairro Jardim Araçá, na tarde de segunda-feira (16), em Cuiabá. Neste ano, a abordagem escolhida foi mais educativa, afastando-se das festas tradicionais com balões e se alinhando ainda mais com os objetivos do programa.

Com a sala lotada, num ambiente harmônico e de muita alegria, as crianças atendidas pelo programa ofertado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, aprenderam sobre a importância da música na vida, desde o ventre materno.

O Programa Criança Feliz escolheu as cantigas de roda como tema central para a celebração do mês das crianças, reconhecendo a importância dessas músicas tradicionais que fazem parte do repertório musical das crianças desde tenra idade. Elas proporcionam uma sensação de calma e alegria, bem como uma oportunidade única de interação.

“Foi muito melhor do que imaginei. Foi um encontro mágico. Um mix de alegria e muito ensinamento. Colocamos música para as crianças dançarem, dançamos, fizemos cantigas de roda e muito mais”, declarou a coordenadora do programa Criança Feliz, Michelle Machado.

O próximo encontro será nesta terça-feira (17), a partir das 14h, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Maria Ignês, no bairro CPA.

As atividades continuam até o dia 25, prometendo momentos de diversão e aprendizado para as crianças e suas famílias. Os encontros ocorrerão nas unidades dos Centros de Referência de Assistência- Cras e Centros de Convivência de Idosos-CCI’s, sempre no período da tarde, a partir das 14h.

“É importante ressaltar que as atividades do Programa Criança Feliz sempre se concentram no desenvolvimento infantil, proporcionando experiências lúdicas que enriquecem seu crescimento e aprendizado”, pontuou Michelle.

A coordenadora do programa lembra que a musicalidade desempenha um papel vital no desenvolvimento infantil. “Desde o ventre da mãe, as canções e melodias ajudam a fortalecer os vínculos familiares, criando uma conexão que começa antes mesmo do nascimento. Mães conversam com seus bebês ainda na barriga, embalam-nos com músicas de ninar, estabelecendo uma relação especial com a música que acompanhará a criança ao longo de sua vida”, disse.

Além da unidade do Jardim Araçá, a programação segue nesta quarta-feira (18), no CRAS Jardim União. Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Pedregal será no dia 19 (quinta-feira). Na próxima semana, a programação se estenderá nas unidades do CCI Aidee Pereira (dia 23) e nos CRAS Pedra 90 e Nova Esperança, nos dias 24 e 25, respectivamente.

Durante esse evento especial ao mês das crianças, as famílias terão a oportunidade de se familiarizar com as cantigas de roda mais populares e suas origens, além de explorar a importância da música na vida das crianças. “Este evento especial promete ser uma oportunidade única para as famílias celebrarem o mês das crianças de maneira significativa, enriquecendo a vida de seus filhos com música e interação. O Programa Criança Feliz reafirma seu compromisso de promover o desenvolvimento infantil saudável e fortalecer os laços familiares por meio de experiências enriquecedoras”, acrescentou Michelle.

As atividades planejadas incluem apresentações das próprias crianças, permitindo que elas demonstrem o que aprenderam. Além disso, haverá tempo para brincadeiras, danças e canções, proporcionando um ambiente divertido e educativo para todos.

“Preparem-se para cantar, dançar e encantar com as cantigas de roda neste mês das crianças. Junte-se a nós nesta celebração repleta de música e diversão, criando momentos preciosos para as crianças em seu caminho de crescimento e aprendizado”, concluiu Michelle Machado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora