Connect with us

Sorriso

Comissão do Plano Municipal de Segurança Escolar realiza conferência para elaboração de ações estratégias

Publicado

em

As propostas apresentadas serão analisadas pela comissão e apresentadas em uma Audiência Pública.

A manhã desta sexta-feira (20), foi de debate entre os membros da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar, o prefeito Ari Lafin, representantes do Legislativo, secretária de Educação, Lúcia Drechsler, diretores, coordenadores de unidades públicas e privadas, Promotoria de Justiça, e representantes das Forças de Segurança do Município, que se reuniram no Auditório da Secretaria de Educação (Semed), para uma conferência de escutas de contribuições e sugestões para concretizar as ações estratégicas na construção do Plano Municipal de Segurança Escolar.

“Desde que nos propusemos a elaborar esse plano, nos reunimos diversas vezes com o Ministério Público e demais autoridades competentes na área de segurança e educação para estudos aprofundados, onde chegamos a algumas técnicas que deverão conter nessa cartilha e serem cumpridas dentro do ambiente escolar para prevenir, proteger e zelar pelas nossas crianças contra qualquer tipo de atentado”, ressaltou, a promotora da Infância e da Adolescência, Maísa Fidelis

As propostas apresentadas durante o encontro serão analisadas pela comissão e apresentadas de forma ampla em uma Audiência Pública (data ainda por definir), com a participação da sociedade sorrisense, e posteriormente serão encaminhadas para apreciação do Legislativo para aprovação como Lei.

“Esse debate é necessário para reforçar o trabalho de segurança já existente dentro das nossas escolas, visando melhorar e tornar obrigatório essas ações através da Lei. A Secretaria de Educação tem se atentado e agido rapidamente em todas as situações que inspirem cuidados e que oferecem risco a integridade e a segurança dos nossos alunos e colaboradores. Estamos gratos pela confiança do prefeito Ari Lafin que nos apoia e nos auxilia nessas implementações que o plano necessita”, destaca a secretária de Educação Lúcia Drechsler.

O Presidente da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar Ten. Cel. Ilton Botelho, destacou que o Plano Municipal de Segurança Escolar será um reforço para o protocolo de Atuação da Rede Unificada que atua através da notificação compulsória e comunicação institucional em parceria com a Delegacia da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual e Secretaria Municipal de Educação.

“O plano se iniciou através um clamor social, visto todos os fatos que aconteceram em abril, a partir dali constituímos a comissão e iniciamos os trabalhos de escuta, consolidação das ações estratégicas, aliadas as demandas das instituições de segurança pública no que tange a aplicabilidade dessas técnicas nas escolas. Acredito que serão estratégias de grande contribuição e importância para um âmbito escolar mais seguro”, enfatiza.

“Esse é um espaço de diálogo e de construção de extrema necessidade, afinal o nosso papel é garantir a segurança e evitarmos situações que acompanhamos em várias cidades em nossos país. Os pais têm que ir trabalhar com a convicção que seu filho está em boas mãos e seguro dentro nas nossas escolas”, frisa o prefeito Ari Lafin.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura celebra um ano de tarifa zero no coletivo com ampliação do serviço

Publicado

em

Por

Linha para a Poranga passa a rodar três vezes por semana, e linhas do centro foram remodeladas para acessar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI)

No dia 29 de abril, Sorriso celebra um ano de gratuidade no transporte coletivo. A medida, efetivada por meio da Lei 3.677, sancionada no dia 29 de abril de 2025, tem um objetivo claro: avaliar a adesão da população à utilização do ônibus em sua rotina, para que, futuramente, seja viável a concessão do serviço.

“Sabemos que a gratuidade do ônibus traz reflexos diretos na rotina de nossas famílias, permitindo o ir e vir seguro – e com muita economia – para os trabalhadores, para estudantes, para quem precisa de um atendimento em saúde, enfim, permite a mobilidade de toda a nossa comunidade”, destaca o prefeito Alei Fernandes, que propôs a gratuidade e sancionou a lei, depois do aval da Câmara de Vereadores.

Diarista, Rosa de Lima pode ampliar os atendimentos e fazer mais faxinas em bairros distantes de sua casa, no Residencial Mário Raiter. Mãe de quatro filhos, as diárias da Rosa são fundamentais para se somarem aos rendimentos do marido no sustento da casa. Para ela, a gratuidade no coletivo “melhorou demais a sua rotina”, já que a economia faz diferença no orçamento familiar.

A adoção do “busão” como meio de transporte também traz outros benefícios, sempre coletivos: a redução direta do risco de acidentes com bicicletas, patinetes, motonetas ou motos, a liberação de vagas de estacionamento no centro da cidade, e a redução de poluentes.

Como forma de celebrar o primeiro ano do transporte coletivo gratuito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), está ampliando o serviço a partir do dia 27. Além das mudanças já anunciadas na semana passada, a linha do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga) passará a rodar três vezes por semana, em vez de duas, como é atualmente. Do dia 27 de abril em diante, os ônibus vão e vêm do Assentamento Jonas Pinheiro às segundas, quartas e sextas-feiras. A mesma linha 610 também atende ao Assentamento Pé no Chão.

“É muito gratificante perceber que nosso transporte coletivo está sendo utilizado e está fazendo a diferença na vida de muita gente”, celebra o titular da Sintra, Milton Geller, lembrando que o serviço segue sendo aprimorado. “Sabemos que ainda há um longo percurso a ser percorrido para que tenhamos um serviço de excelência, no entanto, concentramos todos os nossos esforços para entregar o máximo ao nosso cidadão, com os recursos disponíveis”, afirmou.

Os dados atuais do transporte coletivo apontam que as catracas dos ônibus rodam uma média de 118 mil vezes. Antes da implantação da “catraca livre”, eram pouco mais de 48 mil giros. Com a tarifa-zero, em um ano, o aumento do uso do coletivo foi de 150%.

Atualmente, dez linhas são disponibilizadas com ônibus rodando de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados, das 5h às 18h30, com o ponto de integração na Área Verde Central. Os veículos passam de hora em hora nos pontos. Normalmente, o transporte coletivo municipal faz o último “giro” às 20h, mas uma exceção foi aberta ao IFMT, com linha passando até mais tarde, tem garantido assim, para muita gente, a oportunidade de continuar os estudos.

O itinerário e os horários das linhas estão disponíveis no site da Prefeitura e, em caso de dúvidas, é possível acionar o 66 99725-1531, sempre por mensagem via WhatsApp, tanto por áudio ou texto.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora