Connect with us

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro entrega chaves a permissionários do Mercado do Porto e realiza sonho aguardado há 29 anos; Stopa anuncia cronograma

Publicado

em

Um dia memorável, aguardado há mais de 29 anos por mais de 140 comerciantes instalados no Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, ‘Mercado do Porto’. É assim pode ser definida a segunda-feira (6) no ato de entrega das chaves da primeira etapa do projeto de ampliação e requalificação idealizado pela gestão Emanuel Pinheiro. Na ocasião, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas (SMOP), José Roberto Stopa, anunciou o cronograma oficial de inauguração do empreendimento moderno e que vai garantir a exponencial valorização da cultura, turismo e da economia da cidade.

Conforme o planejamento da administração atual, os comerciantes terão até maio para fazer a mudança e adequações individuais para o novo espaço, restando apenas os detalhes finais, como por exemplo, a instalação de elevadores e aprimoramento da área externa para finalização. 

Nos próximos dias, a Secretaria de Obras, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), se reunirá com os associados para debater e entender as reais necessidades para conclusão do projeto de revitalização do ambiente atual em funcionamento. Na sequência, terá início o novo processo licitatório de melhorias. A entrega completa do novo empreendimento/cartão postal está marcada para acontecer em 2024. 

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública, José Roberto Stopa, explicou que o ato representa o início da transformação que vem sendo promovida pelo Executivo Municipal desde de 2019, oportunizando uma nova roupagem ao patrimônio gastronômico e cultural da cuiabania. 

“Não é a entrega oficial, mas sim, das chaves, onde os comerciantes poderão fazer a mudança, adequar as instalações necessárias em tempo oportuno. Em maio vamos abrir às portas ao público. Na sequência, vamos poder reformar o salão atual, atendendo as demandas de cada um, devolvendo à população um cartão postal com características dignas e humanizadas, sem perder a sua essência”, declarou. 

O secretário de Agricultura, Francisco Vuolo, enfatizou a relevância do equipamento público para o fortalecimento da agricultura familiar, turismo e economia regional.

“Esse é um bem público. É de todos nós. Garantindo o sustento das famílias, foi preciso fazer o processo inverso. Primeiro a entrega das chaves, e depois a inauguração já com o Mercado do Porto em pleno funcionamento. Vamos disponibilizar à sociedade o melhor  atendimento, estrutura e acomodação, buscando sempre  benfeitorias. Nosso Mercado servirá, com certeza,  como uma referência para todo o país”, disse. 

O presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Lemes Júnior, agradeceu à gestão Emanuel Pinheiro pelo empenho em favor do bem-estar coletivo. Ele reconheceu que mesmo com o registro do período pandêmico e que acarretou na suspensão das obras, as adversidades foram superadas. “Muitos desacreditaram, achando que esse sonho não iria se concretizar, mas o prefeito, o vice-Stopa, o pessoal da Secretaria de Agricultura fizeram acontecer, nos ajudando, dando todo o suporte. Hoje, praticamente, estamos testemunhando um sonho virando realidade”, acrescentou. 

O proprietário da empresa Big Embalagens, Gilberto Pereira, um dos contemplados, se diz grato pela conquista, pautada pela oferta de melhores condições de trabalho.

“Só temos a agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro por tudo. Vamos ter um local bonito, moderno e aconchegante, é apenas felicidade e gratidão os sentimentos neste momento”, acrescentou. 

Até o momento, a obra recebeu investimentos de mais de R$ 20 milhões. Essa primeira fase é composta por banheiros, dentre eles, exclusivos à pessoas com deficiência, espaços para instalação de restaurantes, boxes, lojas, vestiários, entre outros.

Estiveram presentes, o diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, secretário-adjunto de Obras Públicas, Rauf Macedo, secretária-adjunta de Educação, Débora Vilar Marques, o presidente da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, vereadores Sargento Vidal e Mário Nadaf, bem como demais lideranças comunitárias e políticas. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora