Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados em MT e outros dois estados em investigação pelo desaparecimento de 7 pessoas

Publicado

em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (22.11), em Campos de Júlio (553 km a noroeste de Cuiabá), a Operação Revelio, para cumprir nove mandados judiciais contra investigados pelo desaparecimento de sete pessoas, no município, em 2021.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, nas cidades de Campos de Júlio, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Cuiabá, além de Rio Branco (AC) e Maceió (AL).

Na casa de um dos alvos em Campo Novo dos Parecis, foram apreendidos uma arma de fogo, munições e quatro celulares possivelmente utilizados para a prática de estelionato. Além da prisão por força da ordem judicial, o suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e municões.

A operaçãoconta com a participação de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Núcleo de Busca, Resgate e Salvamento de Várzea Grande, que com ajuda de cães farejadores realizam busca para localizar os restos mortais dos desaparecidos em locais apurados na investigação.

As buscas estão concentradas no lixão do município de Campos de Júlio e são acompanhadas pela mãe de uma das vítimas.

Conforme investigação da Delegacia de Campos de Júlio, o desaparecimento dos sete homens está ligado ao chamado “tribunal do crime”, sendo eles alvos de execuções por integrantes de uma facção criminosa e que exercem a função conhecida como “disciplina”.

Entre os suspeitos com mandado de prisão estão os executores e mandantes da organização criminosa, os quais responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, tortura e associação criminosa.

A ação contou com o apoio dos policiais civis das Delegacias de Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, e do Núcleo de Inteligência (NI) da Regional de Pontes e Lacerda.

Desaparecimento

A Polícia Civil de Campos de Júlio investiga o sumiço de sete pessoas, em 2021, as quais saíram de casa e não retornaram. As vítimas são: José Edmilson dos Santos, José Herculano da Silva, Junior da Silva Furman, Beto Douglas Pinheiro Moraes, Pedro Eugênio Figueiredo, Felipe Farias de Oliveira e Gabriel Arcanjo de Lima.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação com alvo em ex-gerente de casa de acolhimento envolvido em desvios de benefícios

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (22.4), a Operação Broquel para cumprir ordens judiciais contra um esquema de desvio de benefícios de internos da Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, da Prefeitura de Várzea Grande.

São cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e de afastamento de sigilo de dados de aparelhos eletrônicos, expedidos pela Segunda Vara Criminal de Várzea Grande. A operação tem como alvo principal o ex-gerente da unidade, que ocupou o cargo até 2024 e é investigado por crimes de peculato majorado praticados de forma continuada.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), apontam que o suspeito, valendo-se de sua função pública, da sua posição hierárquica sobre os acolhidos e da relação de confiança com eles construída, apropriou-se indevidamente de documentos pessoais, cartões bancários e benefícios assistenciais dos internos.

Saques e empréstimos

De acordo com os relatos colhidos, o ex-gerente realizava saques integrais dos benefícios e contraía empréstimos bancários não autorizados em nome das vítimas, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e psicológica.

Algumas das vítimas, além de viverem ou terem vivido em situação de rua, são analfabetas, possuem dificuldade de comunicação, dependência química e alcoólica ou ainda enfermidades de natureza psiquiátrica, características que, em efeito sinérgico, potencializam a condição de vulnerabilidade.

Em um dos casos documentados, um empréstimo consignado de mais de R$ 16 mil foi formalizado em nome de um acolhido, com indícios de fraude na contratação.

Além dos desvios financeiros, há denúncias de que o investigado utilizava a mão de obra dos internos para trabalhos não remunerados em sua propriedade particular e utilizava métodos de intimidação e coação psicológica para manter o controle sobre os valores desviados.

Suspensão de função pública

Contra o principal investigado, também foi determinada a suspensão do exercício da função pública, sendo ele atualmente ocupante de outro cargo na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, bem como o impedimento de nomeação ou contratação para outro cargo pelo Poder Público Municipal.

Foram determinadas outras medidas cautelares, como a proibição de o investigado manter contato com vítimas e testemunhas e a proibição de acesso a todos os prédios e às dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda é um equipamento público de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, destinado ao acolhimento de homens adultos em situação de rua.

O regimento interno da unidade proíbe a retenção de documentos ou valores como condição para permanência no local, prevendo que a guarda de pertences deve ser feita com segurança e devolvida integralmente aos assistidos.

As investigações prosseguem com a análise de materiais apreendidos e a identificação de possíveis novas vítimas do esquema.

Nome da operação

A Operação Broquel (termo que remete a um escudo de proteção) visa não apenas punir os desvios de recursos públicos e particulares, mas também interromper o ciclo de abusos contra cidadãos em estado de extrema hipossuficiência social e jurídica.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora