Connect with us

Cuiabá

Educação e Energisa discutem estratégias para resolver demandas das unidades educacionais

Publicado

em

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado recebeu nesta quarta-feira (29), técnicos da Energisa que procuraram o órgão para discutir estratégias de atendimento das necessidades, em especial as relacionadas as instabilidades no fornecimento de energia para as unidades da rede pública municipal, sede e outros setores da educação.

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação protocolou 22 solicitações, sendo seis delas urgentes, visando o aumento de carga, aprovação de projetos, falta de energia, vistorias, ligações e orçamento de obras para aumento de carga instalada nas unidades atendidas pelo Programa Climatizar é Humanizar.

O engenheiro eletricista Sidney Afonso disse que com as ondas de calor as unidades escolares estão com pleno funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, exigindo maior consumo de energia. “Todavia, enfrentamos limitações de diversas naturezas, como subtensão na rede de distribuição, princípios de incêndios nos medidores de energia, falta de estrutura da distribuidora para aumento de carga exigindo melhoria de rede, entre outros. Assim, a aproximação da concessionária com a realidade da Secretaria Municipal de Educação é crucial para sanar estes problemas de forma efetiva, auxiliando em uma melhor prestação de serviço à comunidade escolar”, disse Sidney Afonso.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado avaliou como positiva a reunião de trabalho. “Estabelecemos canais diretos de comunicação a fim de que possamos resolver efetivamente as demandas da Secretaria Municipal de Educação e, proporcionar a comunidade escolar um conforto maior, diante das altas temperaturas, nos ambientes escolares”, salientou.

Na reunião, o gerente de Construção e Manutenção da empresa, Marcelo Pazoti disse que a empresa procurou a Secretaria Municipal de Educação para entender melhor as demandas da pasta e buscar formas de atender o órgão. “Estamos estabelecendo canais de comunicação para priorizarmos, com todo o cuidado, as obras apontadas como fundamentais pela Secretaria Municipal de Educação. Esse diálogo foi muito importante para explicar e entender demandas da empresa e da secretaria”, destacou o gerente de Construção e Manutenção da empresa, Marcelo Pazoti.

Programa Climatizar é Humanizar

O Programa Climatizar é Humanizar criado pela gestão Emanuel Pinheiro já beneficiou 164 das 170 unidades da rede pública municipal de educação e a meta é climatizar 100% das unidades, até o final de 2024.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Programa Casa Cuiabana realiza novo sorteio de 500 unidades nesta quinta (23)

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realiza nesta quinta-feira (23), às 15h, o sorteio de 500 unidades habitacionais do programa Casa Cuiabana. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Cuiabá no YouTube, garantindo transparência e acompanhamento público de todo o processo.

O edital prevê a reserva de 3% das unidades para pessoas ou famílias em situação de rua ou em trajetória de rua, com acompanhamento socioassistencial. Além disso, 15% das unidades são destinadas a mulheres chefes de família; 3% a pessoas idosas; 3% a pessoas com deficiência; e o restante ao público geral, incluindo as categorias prioritárias.

Entre os principais critérios estão: estar em situação de vulnerabilidade social comprovada; ter renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850; não possuir imóvel residencial próprio nem financiamento habitacional ativo; residir em Cuiabá há mais de três anos com comprovação pelo CadÚnico; e ser o responsável familiar também devidamente registrado no CadÚnico.

O novo sorteio contempla a etapa do Tijucal, com nomes diferentes dos já selecionados anteriormente. A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária reforça que os inscritos que não forem sorteados nesta etapa permanecem aptos para os próximos sorteios do programa, ampliando as oportunidades de acesso à moradia própria.

Ao todo, o programa Casa Cuiabana recebeu mais de 85 mil inscrições em 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas em dezembro. No primeiro sorteio, realizado no fim do ano passado, 1.000 candidatos foram selecionados, sendo 500 titulares e 500 para cadastro de reserva.

O sorteio não garante automaticamente a concessão do imóvel. A contemplação depende da entrega completa da documentação e da aprovação na análise técnica, conforme a legislação vigente.

Caso o candidato sorteado não atenda aos critérios, não apresente a documentação exigida ou descumpra os prazos, será desclassificado, sendo convocado o próximo da lista de cadastro de reserva.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora