Connect with us

Lucas do Rio Verde

Escola em Saúde realiza mais de 800 horas de capacitação para profissionais em 2023

Publicado

em

Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde em Lucas do Rio Verde e é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Entretanto, além dos serviços prestados à população, a APS e MAC também proporcionam a qualificação profissional por meio da Escola em Saúde, capacitando as equipes que lidam diretamente com a população. Atualmente, entre as formações promovidas pela Secretaria de Saúde, estão as capacitações, integrações, projetos, seminários, encontros e jornadas.

Durante o ano de 2023 foram 820 horas de aulas nas modalidades presenciais, práticas e videoconferência, capacitando 2.287 profissionais da saúde. Ao todo, 34 projetos foram desenvolvidos com temas diversos e dois deles seguem em andamento até agosto de 2024.

“Importante salientar que concomitantemente as equipes de saúde atuantes na APS e MAC realizaram ações e atividades conforme os Programas do Ministério da Saúde, visto que, essas atividades são realizadas também na rotina diária, elevando ainda mais o aprendizado em ambiente laboral e fortalecendo o trabalho em equipe através da Educação Permanente em Saúde”, pontua Tatiani da Rocha Andrade Lima, coordenadora da Escola de Saúde Pública Municipal e CIES/MT.

A Escola de Saúde Pública Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, executou de forma favorável suas atividades referentes a Educação Permanente em Saúde, e buscou alternativas para a continuidade do aprendizado e estimulou a participação dos profissionais.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Publicado

em

Por

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Primaveras realiza neste sábado (25) o Saúde em Ação. A iniciativa tem como objetivo comemorar os 20 anos de história da unidade.

Os atendimentos serão realizados das 7h às 12h. Serão ofertados os serviços de colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina.

Segundo a enfermeira da unidade, Rafaela Martins, a UBS Jardim Primaveras completou na última segunda-feira (20), 20 anos de história e a intenção é comemorar a data, ofertando serviços a população.

É um momento muito especial para todos nós. Vamos abrir a unidade no sábado e celebrar os 20 anos, junto com os servidores e a população que ajudou a construir essa história”.

O evento conta com a participação dos médicos residentes do curso de especialização, Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e o apoio da Vigilância em Saúde.

A enfermeira destacou a importância de que os pacientes pré-agendados compareçam no horário indicado e que todos levem documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É uma oportunidade para os pacientes agendados, mas também para toda a população, que poderá colocar as vacinas em dia, incluindo a dose contra a gripe, disponível para os grupos prioritários”.

Referência no atendimento médico e odontológico para os moradores do bairro Jardim Primaveras, a unidade que também já foi chamada de Posto de Saúde da Família (PSF) VII, foi construída em 2005/2006, na gestão do então prefeito Marino Franz.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora