Connect with us

MATO GROSSO

Escola de Governo oferece curso inédito de Libras para servidores públicos estaduais

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo de Mato Grosso, abriu inscrições para três cursos de capacitação destinados aos servidores públicos estaduais, totalizando 380 vagas. O destaque é a oferta inédita do curso de Comunicação Básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As inscrições iniciaram na segunda-feira (04.03) e serão encerradas assim que o número de vagas seja preenchido ou os prazos sejam atingidos. São 40 vagas para o curso de Administração Financeira e Orçamento Público, mais 40 vagas para capacitação em Libras e 300 vagas para o curso de Gestão de Documentos.

As capacitações nas duas primeiras ofertas irão ocorrer presencialmente e as suas respectivas inscrições podem ser feitas clicando aqui. Já a última oportunidade acontecerá na modalidade online e a inscrição está disponível por este link. Qualquer servidor da administração pública estadual pode participar.

O coordenador de Gestão Educacional, Adriano Gomes, destaca a importância da parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). “Conseguimos firmar essa parceria com o Casies, uma instituição especializada e que disponibilizou o professor para ministrar o curso de Libras”, explica o coordenador.

Segundo ele, o planejamento da Escola de Governo prevê a oferta de mais três turmas para o curso de Libras ainda neste ano. “É um momento ímpar, pois conseguimos implantar esta capacitação que atende uma demanda do próprio servidor, e que deve impactar na qualidade da prestação de serviço, garantindo um atendimento acessível aos cidadãos, promovendo a inclusão”, pontua Gomes.

A oferta de temáticas dos cursos faz parte do diálogo da Escola de Governo com as secretarias estaduais. Em 2023, a equipe realizou uma pesquisa com esses órgãos levantando a necessidade de capacitações voltadas para o desenvolvimento profissional dos seus servidores.

O certificado de Comunicação Básica em Libras é de 20 horas; já o de Administração Financeira e Orçamento público corresponde a 16 horas; e o de Gestão de Documentos tem 40 horas. Para que o cursista seja certificado precisa obter um percentual mínimo de 75% de presença, além da realização de tarefas dos cursos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora