Connect with us

MUNDO

Gaza: Blinken retorna ao Oriente Médio vez para tentar negociar trégua

Publicado

em

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken
Carlos Barria/Pool/Arquivo

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, retorna ao Oriente Médio, nesta quarta-feira (20), para pressionar por um acordo de libertação dos reféns detidos pelo Hamas e pela pausa temporária nos combates na Faixa de Gaza.

Esta é a sexta vez que o principal diplomata de Joe Biden vai à região desde o início do conflito entre Israel e Hamas.

Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que Blinken vai se reunir com líderes sauditas na capital Jidá e líderes egípcios no Cairo para analisar as negociações mediadas pelo Egito e Catar sobre um acordo, assim como esforços para levar mais ajuda humanitária a Gaza.

A previsão é que as conversas sobre um cessar-fogo sejam retomadas ainda nesta semana no Catar.

O diplomata afirmou, também, que pretende prosseguir com reuniões sobre acordos para governança, segurança e desenvolvimento de Gaza após o fim da guerra.

“Temos trabalhado muito desde janeiro, especialmente com os nossos parceiros árabes, e iremos prosseguir essas conversas, bem como discutir qual é a arquitetura certa para uma paz regional duradoura”, disse Blinken.

Não há programação para uma visita de Blinken à Israel nesta viagem, apesar das múltiplas visitas ao aliado dos EUA em suas viagens regionais anteriores.

Um dos motivos para Israel ficar de fora é a crescente tensão entre a administração de Joe Biden e o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Na última terça (12), Netanyahu rejeitou o apelo de Biden para cancelar uma ofensiva na cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde mais de 1,5 milhão de palestinos estão abrigados.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora