Connect with us

Cuiabá

305 anos de Cuiabá: Parque das Águas é palco de apresentação de orquestra e público fica encantado

Publicado

em

Uma noite com música agradável ao som de vozes tradicionais da cultura regional e acompanhada pela orquestra Sesi MT foi proporcionada ao público na noite de sábado, 7, no Parque das Águas. Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, o evento integra as comemorações aos 305 anos da grande e calorosa capital de todos os mato-grossenses. 
Para abertura do espetáculo e em uma só voz os cantores entoaram o hino de São Benedito e o público acompanhou a canção. As pessoas que passavam pelo local também deram uma pausa para assistir à apresentação. Além do espaço para as pessoas se acomodarem em cadeiras em frente ao palco, o público descontraído se acomodou aos arredores, confortavelmente ao estilo vendo a banda passar, no caso, a música tocar.
O cantor João Eloy também fez uma saudosa homenagem ao historiador Lenine Póvoas, ao cantar a letra musical Boi do Pantanal, a qual ele gostava muito. “Eu gosto muito desse toque instrumental da orquestra e já tive a grata oportunidade de assistir diversas vezes. E assim, em espaço aberto o povo fica mais à vontade. Precisa de mais iniciativas como esta”, declarou Claudio Lima, morador do Coxipó da Ponte.
Julianne dos Santos, do bairro Dr. Fábio 1, costuma eventualmente frequentar o Parque das Águas, mas não podia perder a oportunidade da programação. “Vim com uma amiga do trabalha. É muito lindo e um espetáculo para todos. Cuiabá merece, o povo merece. Transformar eventos acessíveis o ganho é maior, se aproveita mais em todos os sentidos, é uma troca”, pontuou.
O evento alusivo aos 305 anos de Cuiabá contou com a Orquestra Sesi MT e participação especial dos cantores regionais Dilson de Oliveira, Gilmar Fonseca, João Eloy e Roberto Lucialdo, no concerto intitulado  “Cuiabá que a gente ama”. 
No repertório clássicos como “Moreninha Cuiabana” (Zuleica Arruda), “A Lua” (Henrique e Neno, Zuleica Arruda), “Falar Cuiabano” (Gilmar Fonseca) e “Eu sou de Cuiabá” (Zé Bolo Flô); e composições de João Eloy, Roberto Lucialdo e Dilson de Oliveira, como “Paçoca de Pilão”, “Engenho Novo”, “Caximbocó” e “Cuiabá, Cuiabá”, que são como um hino de amor à terra natal.
O Sesi no Parque é uma realização do Sesi MT em parceria com o Ministério da Cultura, patrocinado pela Bom Futuro e com apoio cultural da TV Centro América e Rádio Centro América e Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora