Connect with us

Cuiabá

Celebrando 305 anos, Cuiabá ganha Parque da Mulher, Complexo Multiuso e nova avenida

Publicado

em

Na semana em que Cuiabá comemorou seus 305 anos, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou uma série de ações voltadas para impulsionar o desenvolvimento da capital. “Temos muitas iniciativas, obras e lançamentos para celebrar o aniversário da nossa cidade, algumas delas já trazendo alegria para a população cuiabana”.

No último dia 5, sexta-feira, a gestão entregou o Parque da Mulher Zulmira Meirelles, uma iniciativa da primeira-dama, Márcia Pinheiro. “Transformamos uma área abandonada e escura no bairro Santa Rosa em um belo parque, valorizando a região e homenageando a mulher cuiabana e a ex-primeira-dama Zulmira Meirelles. O espaço conta com 10.440 m² de área construída, com 26 bancos, 01 playground, 01 quadra de vôlei/beach tennis, 02 estações de ginástica, 01 praça de Food Truck, lago e o tradicional ‘Parcão’, uma área planejada para pets e seus tutores. Além disso, o parque terá área de vegetação arbórea, calçada de 3 metros, de 2 metros para caminhada e capacidade de 28 vagas para estacionamento”.

No sábado, dia 6, a gestão de Emanuel Pinheiro entregou um complexo  multiuso do bairro Osmar Cabral, um Complexo Multiuso. “Uma obra extraordinária em parceria com o Ministério Público e a MRV. Essa bela área de lazer beneficiará os moradores do Cabral, Brasil 21, Santa Laura, São João Del Rey, Fortaleza e também os residentes do Jardim Mariana”.

Citando as ações de melhoria da malha viária, o prefeito reforçou o compromisso. “Estamos lançando novos projetos para acelerar o desenvolvimento em áreas como Industriário 2, Altos do Parque e Altos da Serra 2, além de mais asfalto no Parque Universitário e em outros três ou quatro bairros que ainda estamos definindo. Ele pontuou que a obra, em parceria com a MRV que ligará o bairro Residencial Coxipó à rodovia que conecta Cuiabá a Santo Antônio e Leverger, passando pelo Jockey Clube. Essa obra de 1.200 metros interligará várias regiões, desafogando o tráfego na região da Fernando Corrêa e trazendo melhorias para o Santa Terezinha e Coxipó.

Para a região Central, ele destacou a revitalização do Mercado Municipal Miguel Sutil por meio de uma Parceria Público Privada e da reforma da praça Rachid Jaudy. “Em breve, iniciaremos a transformação do centro histórico da cidade com o início das obras do Mercado Municipal. Esta área de mais de 5 mil metros quadrados se tornará um dos maiores e mais belos centros comerciais e de serviços da capital, com 600 vagas de estacionamento, restaurantes, parques e escritórios comerciais, valorizando ainda mais o centro histórico de Cuiabá. Serão realizadas ampliações nas calçadas, especificamente na Isaac Póvoas e Generoso Ponce. Além disso, serão instalados 84 relógios digitais no centro da cidade. Esses relógios digitais são parte dos esforços de modernização urbana. Além disso, haverá a recuperação da malha viária no centro histórico de Cuiabá, visando melhorar a infraestrutura e facilitar a mobilidade na região. Também estamos lançando a obra da Praça Rachid Jaudi, a última praça do centro histórico da cidade que falta ser revitalizada. Essas iniciativas são parte dos esforços para tornar Cuiabá uma cidade ainda melhor para seus habitantes”.

O prefeito ainda relemnbrou que a entrega da Avenida dos Trabalhadores, em março, também é uma ação de celebração aos 305 anos da cidade. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, com investimentos que ultrapassam R$ 8 milhões, a obra que homenageia o ex-governador Dante de Oliveria (falecido em 2006), por qual o prefeito preserva imenso respeito e admiração, beneficia diretamente mais de 20 bairros. Os três quilômetros e meio da avenida por onde circulam cerca de 15 mil veículos por dia, contam ainda com canteiro central, pista de caminhada e iluminação de led. Ao todo, mais de 50 mil moradores serão beneficiados com a obra.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Entre datas de inclusão, ensino bilíngue abre caminhos para crianças surdas em Cuiabá

Publicado

em

Por

Celebrados nessa quinta (23) e sexta-feira (24), o Dia Nacional da Educação de Surdos e o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), respectivamente, reforçam a importância de práticas educacionais inclusivas. Em Cuiabá, a rede municipal tem avançado na consolidação da educação bilíngue, modelo que reconhece a Libras como primeira língua (L1) e o português escrito como segunda (L2).

Amparada pela Lei nº 14.191/2021, a proposta considera a surdez como uma diferença linguística e cultural. Na prática, isso significa garantir que o estudante surdo tenha acesso pleno ao conteúdo escolar, respeitando suas especificidades e promovendo equidade no processo de aprendizagem.

A mestre em educação e coordenadora técnica de educação especial, Neuraides Ribeiro Silva, explica que a educação bilíngue de surdos na rede municipal segue diretrizes legais e pedagógicas específicas. Segundo ela, o modelo vem sendo estruturado de forma gradual em Cuiabá.

“A rede municipal de Cuiabá vem estruturando a educação bilíngue para alunos surdos de forma gradual e integrada ao modelo de educação inclusiva, combinando ensino regular com serviços especializados. A organização segue princípios legais nacionais e práticas pedagógicas específicas para esse público”, disse.

Já a professora da rede municipal e estadual, especialista em educação especial, Alessandra Andrade Silva, destaca que a educação bilíngue vai além da tradução de conteúdos e envolve uma estrutura pedagógica pensada para o desenvolvimento integral dos alunos.

“A educação bilíngue de surdos constitui uma modalidade que garante o direito à formação integral, respeitando a singularidade linguística. A Libras é a primeira língua e base da aprendizagem, enquanto o português escrito é trabalhado como segunda língua”, informou.

Na rede municipal de Cuiabá, o atendimento ocorre de forma integrada. Estudantes da educação infantil até o 2º ano contam com professores bilíngues. Já do 3º ao 5º ano, o acompanhamento é feito por intérpretes de Libras, além de instrutores no contraturno. O currículo é o mesmo para todos, com adaptações linguísticas que asseguram o entendimento dos conteúdos.

Nesse contexto, o trabalho colaborativo entre professores regentes, profissionais bilíngues, intérpretes e famílias é essencial para o sucesso da proposta. A professora bilíngue e intérprete de Libras, Emanuelle Freire Galvão Ponce, explica que o papel do intérprete vai além da tradução, sendo fundamental na mediação do aprendizado em sala de aula.

“O principal papel do intérprete de Libras é a mediação comunicativa. Ele atua na relação entre professor, aluno surdo e colegas, garantindo que o conteúdo seja compreendido. Esse acompanhamento acontece em todas as disciplinas, durante todo o período em sala”, explicou.

Ela também ressalta que, com a presença do professor bilíngue, é possível ampliar as estratégias pedagógicas e adaptar materiais de forma mais eficaz, favorecendo o aprendizado dos estudantes surdos.

Outro ponto importante é o início precoce desse acompanhamento. Segundo especialistas, quanto mais cedo a criança surda tem acesso à Libras, melhores são seus resultados no processo de alfabetização e desenvolvimento escolar.

“Quando a criança surda tem acesso à língua de sinais desde cedo e é alfabetizada nesse contexto, o desenvolvimento é muito mais positivo. Ela consegue acompanhar a turma e avançar com mais autonomia”, afirma Emanuelle.

O município de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), enfrenta o desafio de garantir uma escola inclusiva para professores, estudantes e toda a comunidade escolar.

Diante desse cenário, as datas de 23 e 24 de abril reforçam não apenas a importância da Libras, mas o compromisso com uma educação que valorize a diversidade e promova inclusão de forma efetiva, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprender e se desenvolver.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora