Connect with us

Cuiabá

Projeto ‘Eu Candeeiro’ fomenta ações culturais e reforça a economia na região da Praça Alberto Novis

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, deu início à segunda edição do projeto ‘Eu Candeeiro’ nesta quinta-feira (25), na Praça Alberto Novis, nas imediações do Beco do Candeeiro. A iniciativa será realizada ao longo de quatro meses, com várias atrações culturais, musicais e artísticas, trazendo além de entretenimento, o fortalecimento econômico do segmento de artesanato, bazar, comida de rua, bebidas e outros. A ação será realizada sempre de quarta-feira a sábado, até o mês de agosto.

De acordo com a programação, as quartas de manhã serão reservadas para a realização de atividades com alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. E de quinta a sábado, a animação será sempre na praça, a partir das 18 horas. Na quinta, o Grupo Camerata deu um show de Música Popular Brasileira (MPB) instrumental e com vozes. O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, explicou que o objetivo é resgatar a cultura do Centro Histórico, reintroduzindo programações no Beco do Candeeiro, que foi restaurado e reformado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em maio de 2021.

A proprietária de um salão de beleza que fica em frente à praça, Ivonete Dantas Goes, disse que os comerciantes do entorno estavam na expectativa para o retorno do projeto. “Estamos felizes, além de movimentar o local que foi todo reformado e está bonito agora, os eventos também trazem um pouco de alegria e praticidade para nós, pois teremos comidas, espetinhos e outras guloseimas para comprar”, descreveu a dona do salão ao acrescentar que muitas vezes, fica com fome porque o comércio da proximidade fecha totalmente depois das 18 horas. “Vai ser muito bom ter os feirantes e os quituteiros aqui toda semana”, concluiu.

O músico do grupo Camerata e proprietário da empresa de consultoria que leva o mesmo nome, Wellington Andrade (o Berê), disse que está satisfeito com a efetivação do projeto que para ser implantado, primeiramente passou por uma concorrência pública. “A nossa intenção e da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, com esse projeto que vai até a terceira semana do mês de agosto, é proporcionar alegria, entretenimento, cultura e lazer para as pessoas”, relatou Berê.

Confira a programação para sexta e sábado:

Sexta-feira (26): ‘Som do Candeeiro’ – Música ao vivo com a cantora Bel Priori & banda.

Sábado (27): ‘Beco da Alegria’ – Música ao vivo com Berê & Banda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora