Connect with us

POLÍCIA

Coronel André Avelino Neto assume o Comando de Policiamento Especializado da PMMT

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, nesta sexta-feira (03.05), a transmissão da função de comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Na solenidade, o coronel André Avelino Figueiredo Neto assumiu o comando em substituição ao coronel Antônio Gilvando de Souza, que foi para a reserva remunerada da instituição.

A cerimônia ocorreu no auditório do quartel do Comando-Geral e foi presidida pela comandante-geral adjunta, coronel Francyanne Siqueira Chaves. A coronel agradeceu aos serviços prestados pelo coronel Souza e deu as boas-vindas ao novo comandante da unidade.

“Me sinto lisonjeada de ter a oportunidade de estar presente na despedida do coronel Souza. Tenho muito respeito e admiração pelo profissional que esteve à frente de inúmeras unidades durante esses 30 anos na corporação. Hoje estamos entregando ele de volta à família, com missão cumprida. Quero agradecer também ao coronel Neto que, quando foi convidado, se colocou à disposição para comandar essa grande unidade, pois a tropa especializada exige muito e sabemos que ele irá desenvolver um belíssimo trabalho”, ressaltou a coronel.

O coronel Antônio Souza ficou à frente do CPE por pouco mais de um ano. Além disso, já foi comandante dos Comandos Regionais de Barra do Garças, Água Boa, Peixoto de Azevedo e Alta Floresta. Em seu discurso de despedida, agradeceu a tropa pelo apoio em toda sua carreira.

“Hoje encerro uma história que começou há exatos 30 anos. Durante esse tempo, tive a honra de desempenhar diversas funções, contribuindo para a segurança e o bem-estar da nossa sociedade. A cada comandante de unidade deixo meus sinceros agradecimentos pela presteza e eficiência nas demandas apresentadas. Ao novo comandante, deixo registrado meu reconhecimento e as boas-vindas nessa nova missão”, finalizou.

O novo comandante do CPE, coronel André Avelino Neto, ingressou na corporação no ano de 1995 e foi graduado ao posto de coronel em 2019. Ao assumir o comando, o coronel Neto deixa a função de coordenador das Escolas Estaduais Militares. Além disso, já foi diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT e comandante do 13º Comando Regional, em Água Boa.

O Comando de Policiamento Especializado é responsável pela integração de policiamento e operações entre os batalhões de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) e Batalhão Fazendário.

Também estiveram presentes na solenidade, o deputado federal, coronel Jonildo José de Assis; o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor do Detran-MT, coronel Juliano Chiroli; os comandantes regionais, coronel Wankley Rodrigues (Cuiabá), coronel Januário Batista (Várzea Grande), coronel Fábio Bastos (Primavera do Leste), coronel Marco Guimarães (Pontes e Lacerda), coronel Wendel Sodré (Água Boa), entre demais autoridades militares.


 

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Policiais civis de MT participam do curso básico de segurança de autoridades

Publicado

em

Por

Quinze policiais civis de Mato Grosso participaram do Curso Básico de Segurança de Autoridades, ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), entre os dias 13 a 17 de abril, em Cuiabá.

Com duração de cinco dias, carga horária de 40 horas, a capacitação é direcionada para a proteção de dignitários e conta com a supervisão pedagógica e certificação da Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol).

Foram abordados temas como planejamento de segurança pessoal; avaliação de riscos e ameaças; rotinas seguras e prevenção; técnicas de escolta; técnicas de fuga; formação de equipe de segurança; procedimentos em eventos públicos; direção defensiva e evasiva; condução segura em situações de risco; dentre outros assuntos.

O treinamento faz parte do plano estratégico de formação continuada, visando aperfeiçoar e instruir servidores que exercem a função de assessores e condutores de viaturas dos diretores da instituição.

O principal objetivo do curso é habilitar e preparar os policiais civis para que possam acompanhar os diretores com mais técnica e de forma diferenciada de atuação profissional, proporcionando um grau maior de segurança para as autoridades.

O Curso Básico de Segurança de Autoridades trabalha a qualificação alinhada com procedimentos empregados pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a qual possui a atribuição institucional dessa atividade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora