Connect with us

POLÍCIA

“A família é a primeira ponta de apoio para mulheres que sofrem violência doméstica”, afirma delegada

Publicado

em

A rede familiar tem papel fundamental na prevenção e no rompimento do ciclo de violência doméstica, uma vez que é no círculo de convivência que a maioria das vítimas encontra o primeiro apoio para colocar fim às agressões.

A afirmação é da coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis e secretária-chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, que está em fase de implantação no Governo de Mato Grosso, delegada Mariell Antonini.

“Geralmente a vítima procura primeiro alguém do seu círculo de convivência antes de recorrer a uma instituição formal, como a delegacia. Por isso, esse primeiro contato, essa sensibilização para que ela busque ajuda, confie no Estado e enxergue uma rede de proteção ao redor dela é muito importante e faz toda a diferença”, destaca.

A delegada observa que mulheres que sofrem violência doméstica costumam apresentar sinais claros de mudança de comportamento, como se tornar mais isoladas, romper vínculos com amigos e familiares, alterar a forma de se vestir para esconder marcas físicas e até mudar completamente a personalidade.

A orientação é que os familiares estejam atentos às mudanças e, principalmente, evitem falas que desestimulem a denúncia. Frases como “ele vai mudar”, “isso é só uma fase” ou “pense nos seus filhos” podem manter a vítima em um relacionamento abusivo e apenas fortalecem o ciclo de violência.

“As famílias tendem a exercer o papel de grandes influenciadores da decisão que vai ser tomada pela vítima, por isso essas falas desestimuladoras precisam parar. Porque uma violência contra a mulher ocorre geralmente num ciclo contínuo e progressivo: começa geralmente com ações menores e vai evoluindo para as ações cada vez mais violentas e mais potencialmente fatais”, ressalta a delegada.

Para a delegada, o combate à violência doméstica é uma responsabilidade coletiva e também passa pela necessidade de mudanças culturais dentro de casa. Ela afirma que a forma como as crianças são educadas influencia diretamente na construção das relações na vida adulta.

Mariell observa que a maioria das criações são marcadas por desigualdade de gênero, em que homens são incentivados à liderança e ao controle, enquanto mulheres são direcionadas ao cuidado da casa e da família.

“Quando se constrói a ideia de que o homem é o provedor e tem mais poder dentro da família, isso gera uma percepção de superioridade que pode se refletir em relações abusivas”, explica.

A delegada enfatiza a importância da autonomia feminina, especialmente financeira, como fator decisivo para que muitas mulheres consigam romper o ciclo de dependência do agressor, e defende que a educação dentro do ambiente familiar deve incluir ensinamentos sobre controle emocional, respeito às diferenças e a resolução de conflitos por meio do diálogo.

“A violência não pode ser vista como forma de resolver problemas. É preciso ensinar que frustrações fazem parte da vida e que a violência nunca é uma solução. Essa mudança começa dentro de casa”, afirma.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Militar prende faccionado com oito quilos de entorpecentes em Bom Jesus do Araguaia

Publicado

em

Por

Policiais militares do 13º Comando Regional prenderam um homem faccionado, de 42 anos, por tráfico ilícito de drogas, na manhã desta quinta-feira (5.3), no município de Bom Jesus do Araguaia. Com o criminoso, foram apreendidos oito quilos de entorpecentes dos tipos cocaína e pasta base de cocaína, que estavam escondidos no para-lamas de uma caminhonete.

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais atenderam uma denúncia realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de que uma Ford Ranger prata estava em deslocamento, pela BR-158, possivelmente transportando grande quantidade de entorpecentes.

Os militares iniciaram diligências na área e fizeram abordagem ao veículo, com as mesmas características informadas, no entroncamento com a MT-322. A caminhonete estava ocupada pelo suspeito e sua esposa, que afirmaram que estavam em direção a cidade de Vila Rica, mas apresentaram versões desencontradas sobre o motivo da viagem.

Ainda na abordagem, os policiais identificaram que o para-lama dianteiro do carro estava com sinais de adulteração. Diante do fato, foi realizada vistoria minuciosa no local, onde foi possível localizar oito tabletes de pasta base de cocaína e um tablete de cocaína, totalizando oito quilos de drogas.

Com o flagrante, o suspeito resolveu colaborar com as autoridades e policiais e relatou que estava vindo da cidade de Rondonópolis com destino a Vila Rica e que faria paradas, ao longo do trajeto, para deixar quantidades de entorpecentes.

O homem ainda disse que a caminhonete não seria de sua propriedade e que teria recebido o veículo de uma facção criminosa para fazer o transporte das drogas, além de que receberia uma quantia em dinheiro após finalizar a entrega. Ele também afirmou que sua esposa não possuía envolvimento na atividade do tráfico.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido até a delegacia da cidade de Ribeirão Cascalheira, com toda droga apreendida, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora