Connect with us

Araputanga

Abertura do Mais MT Muxirum 2024 em Araputanga

Publicado

em

Da Redação

No dia 11 de junho, a cidade de Araputanga vivenciou um importante marco na educação com a abertura do programa Mais MT Muxirum 2024. Este evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Araputanga em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Governo do Mato Grosso, faz parte das iniciativas estabelecidas pelo Decreto 1.107/2021/MT, que tem como objetivo a alfabetização de jovens e adultos não alfabetizados na idade certa.

Para este ano, o programa conta com mais de 100 alunos matriculados, um número que demonstra o compromisso da comunidade com a educação e o desenvolvimento. O ensino será ministrado por um dedicado grupo de oito professoras, que realizarão aulas de forma presencial nas escolas e, quando necessário, a domicílio, garantindo que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade.

A Secretaria de Educação de Araputanga tem se empenhado para oferecer o melhor para cada aluno e profissional envolvido no projeto.

Com a implementação do Mais MT Muxirum 2024, reafirma o compromisso com a educação e o futuro da comunidade. A Prefeitura de Araputanga e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura continuarão a trabalhar incansavelmente para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender e crescer.

Continue Lendo

Araputanga

Prefeitura de Araputanga participa de mobilização nacional em Brasília em defesa das finanças municipais

Publicado

em

Por

Por TMNOTÍCIAS

A Prefeitura de Araputanga está participando da grande mobilização nacional promovida pela Confederação Nacional de Municípios, realizada nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, em Brasília. O prefeito e o secretário municipal de Administração representam o Município no encontro, que reúne gestores de todo o país na sede da entidade.
A mobilização tem como principal objetivo evitar o avanço das chamadas “pautas-bomba” no Congresso Nacional, propostas que podem gerar impactos bilionários aos cofres municipais e agravar ainda mais a situação fiscal das prefeituras brasileiras.
Com a retomada das atividades da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a CNM busca sensibilizar parlamentares para que não aprovem medidas que criem novas obrigações financeiras aos Municípios sem a devida previsão de recursos.
Entre os temas em debate está o Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024, que cria aposentadoria especial para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e pode gerar impacto estimado em R$ 103 bilhões aos Municípios, aumentando significativamente o déficit atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Também estão na pauta o PL 1559/2021, que institui piso salarial para farmacêuticos; o PL 2952/2025, que concede adicional de insalubridade a profissionais da educação; e o PL 4012/2024, que amplia obrigações na oferta de creches e pré-escolas, entre outras proposições.
De acordo com a CNM, diversas dessas medidas impõem novas despesas sem indicar fontes de financiamento, contrariando princípios de responsabilidade fiscal e o equilíbrio federativo.
Por outro lado, a entidade defende a aprovação da PEC 25/2022, que prevê aumento de 1,5% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março, o que representaria importante reforço financeiro às prefeituras de todo o país.
A participação da Prefeitura de Araputanga reforça o compromisso da gestão municipal com a defesa dos interesses da população, atuando de forma responsável para garantir equilíbrio fiscal, sustentabilidade das contas públicas e a continuidade dos serviços essenciais oferecidos à comunidade.

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora