Connect with us

Cuiabá

Ações de combate à violência doméstica seguem programação na região do Coxipó

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher e do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, prossegue com a programação do Agosto Lilás, com suas ações de combate à violência doméstica familiar. Na última sexta-feira (11), as atividades foram apresentadas no Espaço Silva Freire, no bairro Jardim Nossa Senhora de Aparecida, na região do Coxipó.

A ação também contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Getúlio Vargas, que reuniu um público de cerca de 200 mulheres.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, é fundamental realizar essas ações nos bairros para promover a informação da população local, além de desinibir a população em relação ao medo da denúncia.

“A falta de informação, sem dúvida, é um ponto comum que precisa ser avançado para combater a violência doméstica. Essas ações contribuem consideravelmente. No entanto, o medo entre as mulheres é crucial para quebrarmos uma barreira ainda maior”, afirmou.

A primeira-dama também elencou os motivos que levam as mulheres a não denunciarem seus agressores.

“São vários pontos. Há o medo de serem julgadas, desacreditadas, até de serem culpabilizadas. É o receio de que suas histórias sejam expostas para outras pessoas ou para a mídia; medo da presença policial; medo da vingança do agressor. São muitos pontos que buscamos desmistificar nessas ações da Secretaria da Mulher”, explicou.

Qualifica

Além do trabalho de informação, a Secretaria também realizou a busca ativa de mulheres interessadas em se inscrever no curso de hotelaria do programa Qualifica Cuiabá. O curso está em sua terceira e última etapa e irá certificar e empregar no mercado de trabalho cerca de 300 mulheres em vagas para camareira e demais funções necessárias, de acordo com a demanda da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT).

“A mulher vítima de violência doméstica, muitas vezes, vive nesse ciclo porque não tem possibilidades de sustento familiar. O Qualifica tem quebrado isso, capacitando mais de 5 mil mulheres nos últimos anos, as quais montaram seu próprio empreendimento e hoje geram renda familiar, não sendo mais dependentes de seus maridos”, relatou Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora