Connect with us

Cuiabá

Alunas do curso de Cuidador de Idosos praticam aula de educação física

Publicado

em

As 65 alunas do curso de Cuidador de Idosos oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, Núcleo de Apoio à Primeira-dama e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), praticaram aulas de Educação Física, na última sexta-feira (12), com exercícios voltado à terceira idade.

“Eu passei alguns exercícios de ginástica laboral para elas fazerem durante o cuidado com os idosos, porque eles seguram, carregam e levantam os idosos e se isso feito de forma errada pode acabar com uma lesão”, explicou Neusa Cristina Gomes, educadora física do departamento de Instituto de Saúde Coletiva.

O curso está sendo desenvolvido por meio do programa Qualifica Mulher, sendo as aulas teóricas executadas por docentes e discentes do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), havendo também previstas visitas técnicas com aulas práticas no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, entidade referência na capital ao atendimento da terceira idade.

Serão 5 módulos com a carga horária total de 44 horas/aulas, distribuídas durante 11 (onze) dias de orientação para o acompanhamento contínuo de pessoas acima dos 60 anos.

Dentro do conteúdo programático estão previstas aulas de Assistência Social, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Nutrição e demais assuntos relacionados à saúde de idosos.

Segundo o último Censo Demográfico brasileiro, o número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda indicou a existência de 6 milhões de mulheres a mais que homens dentro dessa realidade de envelhecimento.

“É importante toda essa qualidade dos professores e da infraestrutura disponível para o curso Cuidador de Idosos. Esses professores capacitados e experientes irão contribuir para uma formação mais completa e preparar essas mulheres para cuidar bem de nossos idosos”, disse Cely Almeida, titular da pasta da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Curso de tênis em cadeira de rodas capacita profissionais e reforça inclusão no esporte em Cuiabá

Publicado

em

Por

O Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, sedia nesta sexta-feira (17) e sábado (18) um curso de tênis em cadeira de rodas voltado à formação de profissionais e ao fortalecimento do esporte paralímpico na capital. A iniciativa reúne professores, atletas e interessados da comunidade, com participação de representantes locais e de outros municípios, como Sinop.

Realizado pela Federação Mato-grossense de Tênis em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o curso acontece no Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá e oferece capacitação técnica para atuação na modalidade. As atividades são gratuitas e incluem aulas teóricas e práticas, com programação nesta sexta-feira, das 14h às 18h, e no sábado, das 8h às 18h.

Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Otávio Rodrigo Palácio, a ação integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do paradesporto no município. “O curso representa uma oportunidade de qualificação para profissionais que atuarão diretamente com o tênis paralímpico. Ao ampliar o conhecimento técnico, conseguimos avançar na oferta de atividades inclusivas e no desenvolvimento da modalidade dentro do Centro de Referência”, afirmou.

Ele também destacou o papel da gestão municipal na consolidação dessas políticas. “Esse trabalho é conduzido com o apoio do secretário municipal Jefferson Neves, que tem priorizado iniciativas voltadas à inclusão e ao acesso ao esporte. A estruturação do Centro de Referência e a realização de cursos como este mostram um compromisso contínuo com o fortalecimento do paradesporto em Cuiabá”, completou.

O coordenador do Centro de Referência Paralímpico, professor Altemir Trapp, ressaltou o impacto da formação para o desenvolvimento local. “A realização deste curso deixa um legado importante de conhecimento sobre a modalidade. Isso contribui diretamente para a evolução das ações que já vêm sendo desenvolvidas no município e amplia a capacidade de atendimento no esporte paralímpico”, disse.

O curso conta ainda com a participação de um instrutor de referência internacional, o professor Léo Butija, o que, segundo a organização, agrega qualidade técnica à formação oferecida.

A iniciativa ocorre pouco mais de dois meses após a inauguração do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá, lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência à prática esportiva. O espaço foi estruturado para atender diferentes tipos de deficiência e oferecer modalidades adaptadas, promovendo inclusão social, desenvolvimento físico e oportunidades de formação esportiva.

Desde a abertura, a expectativa da gestão municipal é consolidar o centro como um polo de referência regional, tanto na iniciação quanto no alto rendimento. A realização de cursos de capacitação, como o de tênis em cadeira de rodas, é apontada como uma das estratégias para garantir a continuidade e a qualificação das atividades.

SERVIÇO

Evento: Curso de Tênis em Cadeira de Rodas
Local: Ginásio Dom Aquino – Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá
Datas e horários:

Sexta-feira (17): 14h às 18h
Sábado (18): 8h às 18h
Público-alvo: Professores, acadêmicos, atletas e comunidade em geral
Realização: Federação Mato-grossense de Tênis
Parceria: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cuiabá / Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora