Connect with us

Cuiabá

Após 67 dias internado no HMC, 2º melhor atirador esportivo do Brasil recebe alta e emociona equipe médica

Publicado

em

Vindo do interior do estado e recebido com toda dedicação e carinho pela equipe do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Juliano Rafael Wagner, de 39 anos, conhecido como o 2º melhor atirador esportivo do Brasil, venceu mais uma batalha após passar 67 dias internado na unidade. O atleta foi transferido para o hospital no dia 30 de março, após ser atingido por um tiro no rosto, pois em São José do Xingu, cidade onde ele mora, não havia hospitais de alta complexidade que o caso exigia.

O paciente recebeu alta médica na quinta-feira (6), e sua despedida emocionou toda a equipe de saúde que esteve envolvida no processo da recuperação de Juliano que chegou na unidade entubado e ficou 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HMC.

Débora Chaves, gerente da equipe de enfermagem setor e Internação adulto (IA), relata que a equipe testemunhou um verdadeiro milagre, no qual cada um fez o seu máximo para reabilitar o paciente ao convívio familiar e social em tempo hábil e com segurança.

“O paciente Juliano veio da UTI 3 para as enfermarias no dia 24 de abril de 2024. Chegou com traqueostomia, usando sonda para se alimentar, restrito ao leito. Logo iniciamos um processo de reabilitação, acredito que a pior fase foi o momento em que houve o diagnóstico da necessidade da cirurgia de desbridamento da língua (estava necrosada), no qual mesmo com a realização dos curativos pela equipe de enfermagem e saúde bucal, se evidenciou necessário. Foi quando acionamos o setor de psicologia trabalhando para que ele aceitasse passar pelo procedimento necessário, onde a Dr Eloísa da especialidade Cirurgia Cabeça e pescoço, em discussão do caso sinalizou que foi removida em torno de 70% da língua. Foi um belíssimo trabalho de reabilitação promovida pela equipe multidisciplinar”, frisou a coordenadora.

Ao deixar a unidade, o atleta fez questão de elogiar os servidores do hospital, que tanto contribuíram para que ele emergisse vitorioso dessa dura batalha pela vida. “Recebi um atendimento excepcional, por profissionais incrivelmente dedicados. Quero expressar meus sinceros agradecimentos a toda a equipe que me recebeu tão bem e me ajudou a vencer a cada dia”, disse Juliano, demonstrando gratidão a todos os envolvidos em sua recuperação.

O caso de Juliano é mais um os inúmeros pacientes que o HMC recebe, vindos do interior. A maioria dos municípios que compõe o interior de Mato Grosso, não possuem hospitais com complexidade capaz de tratar esse tipo de caso, cabendo a gestão municipal servir de apoio à essa deficiência dos demais municípios.

Juliano, é morador da zona rural do município de Santa Cruz do Xingu. Após ser atingido por um tiro no rosto enquanto participava de uma caçada a búfalos. Gravemente ferido, ele foi socorrido por amigos e levado para o Pronto-Socorro de sua cidade. Devido à gravidade do caso e à falta de estrutura local, foi transferido para o município de Confresa, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Após ser reanimado, foi encaminhado para uma unidade de saúde mais complexa, onde passou por uma cervicotomia, mas ainda assim teve que ser transferido para a UTI do HMC, em Cuiabá, em 30 de março, pois a unidade seria a única que realizava os procedimentos cirúrgicos, quais ele necessitava.

No HMC, Juliano passou por quatro cirurgias, incluindo drenagem de abcesso bucomaxilofacial, glossectomia parcial (cirurgia de cabeça e pescoço), gastrostomia (cirurgia geral) e broncoscopia com decanulação (cirurgia torácica). Durante o processo de reabilitação, ele foi submetido a diversos exames e procedimentos, incluindo fisioterapia e fonoaudiologia.

O HMC é referência em ortopedia e traumatologia para pacientes do SUS e too o estado. A unidade hospitalar realiza diversos atendimentos, como diagnóstico de doenças ortopédicas e cirurgias de alta complexidade. O atendimento é composto por médicos titulares em todas as suas subespecialidades, além de médicos residentes e das áreas multidisciplinares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Acesso ao Distrito do Sucuri estará totalmente interditado para detonação de explosivos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que haverá interdição total do acesso ao Distrito do Sucuri nesta terça-feira (2), no período da tarde, em razão de uma operação de detonação de explosivos nas obras do Contorno Norte, conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Trata-se da MT-400, prolongamento da Av. Antártica.

A interdição está prevista para ocorrer das 16h30 às 17h30, podendo haver pequenos ajustes conforme as condições operacionais e de segurança da atividade.

Durante esse período, o tráfego de veículos e a circulação de pessoas no local estarão totalmente bloqueados, como medida preventiva para garantir a segurança da população e das equipes que atuam na obra.

A orientação é que os moradores, trabalhadores e demais usuários da via programem seus deslocamentos com antecedência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora