Com manifestações da cultura popular, contação de histórias, lançamento de livro, performance poética e microfone aberto, a Academia Mato-grossense de Letras (AML) sedia, nesta quinta (15.1), a 12ª edição do projeto Casa Aberta, dessa vez com o tema “Letras do Rio Abaixo: Santo Antônio de Leverger na Academia”. A iniciativa, com entrada franca, conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Com início a partir das 18h, na Casa Barão, em Cuiabá, prédio histórico que sedia a AML, o evento conta com presença de artistas de Santo Antônio do Leverger.
Na programação constam atrações culturais, como o lançamento do livro “Maya”, um conto de fadas de Luccas Rachid Maia Albuquerque, primeiro livro do autor cuiabano de 15 anos. O prefácio da obra foi escrito pelo imortal Fernando Tadeu de Miranda Borges. Este é o primeiro livro a ser lançado por um autor cuiabano adolescente.
Entre 19h e 21h30, quando encerra o evento, permanece disponível a instalação artística, Sopa de Letrinhas, espaço para escrita dos convidados, e doação de livros. Às 19h, também está programado um bate-papo com o acadêmico Lorenzo Falcão, escritor e jornalista, com experiências em tipos distintos de artes. Ele vai interpretar poemas de sua autoria e também narrar momentos da trajetória pessoal no meio cultural. A performance vai ser conduzida pela presidente da AML, Luciene Carvalho, escritora, poeta e declamadora.
Às 19h50, a programação prevê a apresentação artística de Vital Siqueira, também conhecido como Comadre Pitú, natural de Leverger, que vai de “contação de histórias”.
Em seguida, acontece a apresentação de siriri com o Grupo Folclórico Arco-Íris, também de Leverger, por volta de 20h20. Do mesmo município, o Grupo Folclórico Boi-à-Serra Estrela entra em cena a partir de 20h40. Entre 21h e 21h30, vai ter Dj e microfone aberto para quem quiser se apresentar.
História
A programação será executada nos espaços internos e externos da Casa Barão. Tanto o prédio histórico que sedia a AML como a apresentação de artistas de Santo Antônio do Leverger remete ao personagem histórico de Mato Grosso, Augusto João Manuel Leverger (1802-1880), também conhecido como Barão de Melgaço. Um militar francês naturalizado brasileiro, almirante, escritor, historiador e geógrafo. Ele foi presidente da província e um importante pesquisador da região, além de patrono do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.
Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.
Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.