Dois aviões colidiram na área de taxiamento neste sábado (10) em Tóquio , capital do Japão. Uma das quatro pistas do Aeroporto de Haneda foi fechada após o acidente. A aeronave da Thai Airways atingiu o avião da Eva Air , de Taiwan, que estava parado. Segundo a mídia local, não houve feridos.
Na aeronave da Eva Air, que tinha como destino Taipei, havia 207 passageiros e tripulantes a bordo. Já o avião da Thai Airways transportava 264 pessoas que partiriam para a capital tailandesa, Bangkok.
A colisão prejudicou a asa do avião da Tailândia, o que impediu o funcionamento. Segundo a Thai Airways informou à agência Reuters, a aeronave estava se prestes a decolar quando a ponta da asa direita bateu com a traseira de um avião da Eva Air.
A empresa tailandesa disse nas redes sociais que todos os passageiros do avião foram retirados e levados para os terminais de Aeroporto de Haneda. “Servimos prontamente alimentos e bebidas, enquanto eles esperam a viagem de volta a Bangkok no próximo voo”, diz o comunicado.
A Eva Air ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.