Connect with us

Cuiabá

Blitz Animal visa conscientizar a população para evitar casos de abandono e maus-tratos

Publicado

em

“Mais de 200 pessoas foram abordadas durante iniciativa da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, versando a conscientização sobre a causa animal. A ação “Blitz Animal” expôs informações sobre maus-tratos e abandono de bichinhos e já foi desenvolvida em pontos de grande concentração de público no dia 3 de outubro, as Praças Alencastro, da República e Ipiranga.

A iniciativa integra a “I Semana Municipal dos Animais” que prosseguirá até o dia 7. Nesta quarta-feira (4), a iniciativa será desenvolvida nos Terminais do CPA I e CPA III.

“As pessoas foram receptivas e trocaram informações, se manifestaram dizendo que vão denunciar quando verem ações de maus-tratos com os bichinhos indefesos. Muitas pessoas interessadas em castrar os animais fizeram cadastro. Foi muito bacana”, revelou a assistente administrativo Bruna de Oliveira Souza, que atuou na Blitz juntamente com outros profissionais da Bem-Estar Animal.

A mobilização integra as comemorações alusivas ao Dia Mundial dos Animais, comemorado neste dia 4 de outubro e que originou a I Semana Municipal dos Animais.

A proposta da Blitz Animal é instigar a população a compreender que a responsabilidade de proteger os animais não é só do poder público, das ONGs, dos protetores independentes ou dos cuidadores. Embora estes estejam engajados na causa animal, com vontade de defender, de proteger, a população precisa ter ciência de que os animais são de responsabilidade de cada um que os adotou.

Ponderar a situação na hora de adotar um pet faz a diferença. Isso porque leva a uma avaliação sobre o poder aquisitivo e a consciência de que aquele animal vai perdurar por 10, 15 anos ainda na vida, portanto, o melhor é ponderar se tem condições efetivamente de cuidar do animal. “Existe um trabalho que fala e são dados que a gente pode utilizar para a América Latina, que 97% dos animais que estão na rua eles já tiveram lar. Ou seja, de cada 100 que nós vimos transitando, perambulando na rua, 97% já tiveram lar, eles simplesmente não brotaram do asfalto, mas em algum momento eles perderam esse elo ou foram vítimas do abandono. Muitas pessoas abrem seus portões para os animais defecarem, urinarem na rua para não sujar seus quintais. Tem pessoas que têm a capacidade de abrir o portão para o cachorro ir atrás de comida. Eu conheço casos de pessoas que abrem o portão para o animal sair de manhã e quando ela chega ela recolhe esse animal. Para quê? Para o animal poder ter acesso a comida. Isso é uma irresponsabilidade absurda. Se eu recolho um animal, eu acolho um animal na minha casa, eu tenho por obrigação zelar da sanidade, da alimentação, da água, tudo e a responsabilidade é inerente, única e exclusivamente daquele tutor que optou em adotar aquele animal”, frisou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Mello.

Portanto, o animal que busca por um lar é um animal que precisa de cuidado. Maus-tratos ele já vivenciou, o que ele demanda é por um lar feliz, uma nova vida. Ajude a cuidar dos pets.

Programação:

05/10 – 8h30 – Blitz Animal Estação Bispo e Praça Maria Taquara

07/10 – 16h – Feira de adoção Parque Tia Nair”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde convoca técnicos de enfermagem e vigilantes do cadastro reserva do seletivo realizado em 2022

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS anunciou a convocação de 60 técnicos de enfermagem e 40 vigilantes do cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários Imediatos e Formação de Cadastro de Reserva nº 01/2022/SMS. A convocação foi publicada na edição suplementar da Gazeta Municipal nº 885 desta sexta-feira (14). Os aprovados devem comparecer à Secretaria, localizada na Rua General Anibal da Mata, nº 139, no bairro Duque de Caxias I, a partir do dia 14 de junho de 2024, munidos dos documentos especificados no Item 14.1 do Edital do Processo Seletivo. Confira a lista dos convocados aqui.

Os convocados terão um prazo de 15 dias corridos para apresentar a documentação necessária e assinar o contrato temporário. Aqueles que não cumprirem o prazo serão automaticamente eliminados do certame, e os candidatos subsequentes serão chamados. Durante o comparecimento, os convocados deverão passar pela conferência dos documentos e, em seguida, protocolar toda a documentação exigida no Protocolo Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. É fundamental que os candidatos registrem seus meios de contato no formulário disponível para agendamento da assinatura do contrato temporário e outras providências necessárias.

Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital completo do Processo Seletivo nº 01/2022/SMS ou entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo número (65) 98124-7437 – whatsapp.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora