Connect with us

MATO GROSSO

Bombeiros resgatam homem que ficou preso em caixa d’água a 15 metros de altura

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na madrugada deste sábado (07.09), um homem de 32 anos que ficou preso em uma caixa d’água tipo taça, a cerca de 15 metros de altura, em um sítio em Chapada dos Guimarães (a 66,5 km de Cuiabá).

De acordo com testemunhas, a vítima estava realizando a pintura interna da caixa d’água quando inalou os vapores da tinta e ficou desorientado. Seus familiares, ao notarem sua ausência, foram ao local e conseguiram retirá-lo, mas não conseguiram descer com o homem devido à desorientação provocada pela inalação.

Equipes de bombeiros militares, que estavam em ação para combater um incêndio em área de vegetação na região, foram informadas sobre a situação e se deslocaram para o local.

Para fazer o resgate, a equipe improvisou uma amarração utilizando cordas disponíveis e materiais de alpinismo fornecidos pelo proprietário de uma pousada nas proximidades. Também foram utilizados freios, mosquetões e outros equipamentos para garantir a segurança do homem durante a descida.

Uma escada de dois lances foi ancorada na caixa-d’água, e um dos bombeiros subiu e fez uma amarração de segurança para içar a vítima. Durante o processo de descida, os bombeiros incentivaram o homem a se comunicar e se orientar. No entanto, a vítima não conseguia falar e acabou desmaiando.

A equipe desceu pelo cabo de segurança e içou o homem até o solo. Após a liberação da amarração, ele foi entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Chapada dos Guimarães, que prestou os devidos cuidados à vítima.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com 30ª edição, Fest Bugres impulsiona turismo e atrai competidores de todo o país

Publicado

em

Por

O município de Barra do Bugres recebeu, neste domingo (19.4), a principal programação da 30ª edição do Fest Bugres 2026, tradicional festival de pesca esportiva realizado entre os dias 16 e 20 de abril. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e reúne competidores de diferentes regiões do país, fortalecendo o turismo e a economia local.

Com estrutura ampliada nesta edição, o festival vem se consolidando também como uma estratégia para posicionar o município como destino de pesca esportiva. A presença de participantes de outros estados reforça esse cenário. É o caso do pescador Lindomar Alves, de Uberlândia, Minas Gerais, que destaca a relação com a atividade. “Cada dia eu venho aprimorando mais a pesca esportiva. É um hobby que eu tenho e gosto muito. Eu venho uma vez, até duas vezes por ano, para Mato Grosso para pescar. No ano passado eu participei do festival e a gente ficou em primeiro lugar”, afirmou.

A programação também atrai competidores de diferentes cidades de Mato Grosso, como Cáceres. O participante Juliano da Silva Fernandes destacou o caráter familiar da experiência. “Trouxemos duas equipes. Na equipe feminina participam minha esposa, minha cunhada e o piloteiro, que é meu irmão. Na competição geral, somos eu, minha esposa e meu irmão. Tudo em família”, relatou.

Uma das novidades deste ano foi a realização do 1º Fest Feminino Embarcado, ocorrido no sábado (18.4), ampliando a participação de mulheres na pesca esportiva. A iniciativa foi incorporada à programação após a identificação de uma demanda crescente e marcou a criação de um espaço específico para valorização feminina dentro do evento.

Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Wesley Granella, o festival tem papel estratégico para o município. “Além da movimentação do comércio local e setor hoteleiro, o evento funciona como uma vitrine. Expõe o nosso município dentro do estado, consolida a nossa vocação para o turismo e dá força para a pesca esportiva dentro do município”, afirmou.

Outro destaque da programação é o 22º Fest Mirim, que teve as inscrições encerradas após o preenchimento total das vagas. Ao todo, 140 crianças participam da atividade, que alia lazer e educação ambiental.

Morador do município, Anderson Ferreira reforça a relação da população local com a pesca esportiva. “Nasci e cresci aqui em Barra do Bugres, acompanhei muitos festivais. Aprendi a pescar com a minha avó, pesco desde quando eu tinha uns dois anos de idade. A minha pescaria é esportiva e, pra mim, final de semana é sempre o momento de ir pra beira do rio, pescar, se divertir e aproveitar a nossa natureza”, relatou.

Na avaliação da secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Maria Letícia Arruda, iniciativas como o Fest Bugres também cumprem um papel importante de mobilização interna. “Eventos como esse ajudam a própria população a reconhecer o potencial turístico do município, fortalecendo o sentimento de pertencimento e incentivando a participação da comunidade na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do setor”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora