Connect with us

BRASIL

Caminhos da Reportagem mostra o São João no Nordeste

Publicado

em

O Caminhos da Reportagem, com equipes das parceiras TV UFS (da Universidade Federal de Sergipe) e a UERN TV (da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), fez uma rota especial: percorreu várias cidades do Nordeste para mostrar o São João e os festejos mais tradicionais da região, passando por Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em Sergipe, vamos mostrar a tradição do barco de fogo em Estância, uma tradição que está ligada à memória afetiva dos moradores e atrai turistas. Em Aracaju, dois grandes eventos movimentam o São João na cidade e atrai milhares de forrozeiros, com a tradição nos festejos juninos que duram o mês de junho inteiro.

Em Pernambuco, fomos até Caruaru, que realiza uma das maiores festas do país. Além do Pátio do Forró, onde se apresentam artistas regionais e nacionais, a cidade tem outros locais para dançar agarradinho, como as ilhas, espalhadas pela grande área do evento. O Alto do Moura, reduto dos artistas de barro e considerado o maior centro de artes figurativas das Américas, é outro atrativo da festa. Sem falar na tradicional e mundialmente conhecida Feira de Caruaru, imortalizada na voz do rei do baião Luiz Gonzaga. Pelo local, bandas de pífanos se apresentam entre as barracas de artesanato.

Na Paraíba, nossa equipe esteve em Campina Grande, que disputa com Caruaru o título popular de maior São João do país. A rivalidade é grande, cabe aos forrozeiros e turistas decidirem qual o melhor. A equipe conheceu o Parque do Povo, que este ano completa quatro décadas. É onde se apresentam os artistas regionais e nacionais. É também onde a festa tem uma cidade cenográfica com um vilarejo típico do interior e vários palcos menores de forró pé de serra. Fora dessa estrutura, outro local chama a atenção de quem visita a cidade, o Sítio São João, que reproduz uma cidade do interior e sua zona rural, com engenhos, mercearia, capelas e muito mais.

Por último, nossa equipe desembarcou em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O Mossoró Cidade Junina tem vários eventos no mês de junho, a começar pelo Pingo da Mei-Dia, bloco junino que arrasta mais de 100 mil pessoas e tem cinco trios elétricos. Na Estação das Artes são realizados os grandes shows e em frente à Igreja de São Vicente é encenado um espetáculo teatral que conta a resistência dos moradores ao bando de Lampião. O ano de 1927 entrou para a história do cangaço por ter sido o único lugar que o bando de Lampião perdeu uma batalha. Também mostramos a beleza das quadrilhas juninas que a cada ano se qualificam nos festivais que participam.

O episódio São João no Nordeste vai ao ar neste domingo (25), às 22h, na TV Brasil.

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo

BRASIL

PMs são presos no DF por suspeita de torturar soldado em curso

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpriu nesta segunda-feira (29) 14 mandados de prisão temporária contra policiais suspeitos de torturar um soldado durante curso de Patrulhamento Tático Móvel do Batalhão de Choque (BPChoque). O comandante do batalhão foi afastado do cargo até o fim das investigações. 

De acordo com o soldado Danilo Martins, durante o curso para progressão da carreira, ele foi agredido, humilhado e torturado durante oito horas. Em razão das agressões, precisou ficar seis dias internado na UTI. 

Em entrevista à TV Brasil, Martins contou que foi obrigado a cantar músicas vexatórias, correr com troncos acima da cabeça, fazer flexões com punho cerrado em asfalto e brita e recebeu pauladas na cabeça, chutes no tronco e teve as mãos pisoteadas. “Quando eles viram que eu não ia desistir, eles iam aumentando a intensidade [das agressões]”, disse. 

Danilo Martins está na Polícia Militar desde 2020, mas afirmou que não pretende retornar após a violência sofrida. “A partir do momento que sofri isso dentro da corporação […] todo o meu futuro na polícia foi eliminado”.

O soldado e a família foram recebidos hoje por deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. De acordo com o presidente do colegiado, Fábio Felix (Psol), os parlamentares irão cobrar do governo distrital e do Judiciário a apuração e responsabilização dos envolvidos. “Não podemos naturalizar isso no serviço público e em nenhuma instituição”, ressaltou o deputado distrital. 

Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que não admite desvios de conduta e irá apurar os fatos de forma criteriosa e imparcial, observando todo o processo legal e permitindo a ampla defesa dos envolvidos. 

* Com informações da TV Brasil

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora