Connect with us

MATO GROSSO

Campanha realizada no Fórum da Capital conta com a participação de ‘cão terapeuta’

Publicado

em

A 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada no Fórum de Cuiabá, contou com a presença de um convidado inusitado durante as audiências com mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, nesta quinta-feira (23/11). Trata-se do Fred, cão da raça Golden Retrier, que faz parte do projeto-piloto do Judiciário- “JuridiCão: Patas à serviço da Justiça”. Em fase de implantação, a iniciativa visa incluir o uso de cães de assistência judiciária treinados para atuarem no ambiente do Poder Judiciário do estado de Mato Grosso e proporcionar suporte emocional, promover o bem-estar a magistrados, servidores e pessoas em situações de vulnerabilidade emocional.
 
“Tivemos a visita do cão terapeuta que veio para fazer um acolhimento humanizado para a mulher em situação de violência e também para servidores do Fórum, proporcionando mais tranquilidade e segurança para as vítimas que estão frequentando as audiências na semana da Justiça pela Paz em Casa”, ressaltou a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais.
 
Conforme a psicopedagoga, especialista em comportamento animal e condutora do Fred, Cristiane Gambin, “a presença dos cães em terapia ou ambiente de trabalho, tem demonstrado ser uma valiosa ferramenta para reduzir o estresse, ansiedade e desconforto associados a situações difíceis”, pontuou.
 
Uma das vítimas de violência doméstica atendidas no Fórum da Capital, que não quis se identificar, conta que quando chegou para audiência estava muito nervosa e tensa. “Chegando aqui fui recepcionada pelo Fred, um cão maravilhoso, dócil, calmo, um amigo que me trouxe confiança e paz”, enalteceu.
 
Após a audiência, ela (a vítima) também aproveitou para participar da Feira da Oportunidade, que integra as ações da campanha estadual com serviços na área jurídica, de saúde, bem-estar e beleza. “Eu aferi minha pressão, fiz maquiagem, recebi cartilhas da Cemulher com orientações a respeito da Lei Maria da Penha, a violência de gênero, vi aqui um ambiente que acolhe à sociedade”, ressaltou.
 
Entre os parceiros da Feira, está o Hospital Municipal de Cuiabá, por meio do Espaço de Acolhimento da Mulher. “Nossa parceria acontece há algumas edições, essas mulheres vêm aqui no espaço montado no Fórum, onde a gente faz todo esse acolhimento. E a mulher já sai com agendamento para iniciar o acompanhamento psicossocial contínuo no hospital”, destacou a coordenadora do serviço, Thayssa Ferraz.
 
A campanha Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo judiciário mato-grossense em todas as Comarcas do estado, com um esforço concentrado para dar celeridade e resolutividade aos processos que tratam de violência contra as mulheres.
#paratodosverem
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida em que uma mulher vítima de violência atendida no Fórum brinca e faz carinho no animal. Imagem 2: corredor do fórum da Capial, onde mulhes estão sentadas a espera de atendimento. O cachorro estão deitado em um tapede, ao lado do banco. Imagem 3 – foto de uma mulher recebendo o serviço de maquiagem durante a feira realizada no Fórum.
 
Eli Cristina Azevedo/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em indústria de produção de algodão

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.

Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.

Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora