Connect with us

MATO GROSSO

Centro Judiciário de Rondonópolis encerra ano com Círculo de Paz no Programa Servidores da Paz

Publicado

em

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rondonópolis encerrou o calendário de atividades de 2025 com mais uma ação voltada ao fortalecimento do seu público interno. Por meio do Programa Servidores da Paz, foi realizado um Círculo de Construção de Paz reunindo servidores e colaboradores, reafirmando o bem-estar institucional e a saúde emocional como prioridades da gestão.

A iniciativa fecha um ciclo de intenso trabalho em Rondonópolis, que começou desde fevereiro com um Círculo de Construção de Paz inédito realizado entre os magistrados da comarca. Somente neste ano, quase 500 pessoas foram atendidas pelos círculos restaurativos no município, abrangendo não apenas o público interno, mas também diversos segmentos da comunidade local, consolidando a metodologia como uma ferramenta eficaz de transformação social e resolução de conflitos.

O juiz coordenador da Justiça Restaurativa e do Cejusc de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, enfatizou que o expressivo número de atendimentos reflete a consolidação da Justiça Restaurativa na região com quase 150 facilitadores habilitados. Para o magistrado, o encerramento do ano com o Programa Servidores da Paz simboliza o cuidado com quem sustém a prestação jurisdicional.

Homem adulto, de terno escuro, é entrevistado por equipe de comunicação em auditório ou sala de eventos. Ele fala ao microfone da TV Justiça, enquanto câmera grava a cena. Ao fundo, há cadeiras, mesa e outras pessoas no local, em ambiente formal.“A marca de quase 500 pessoas alcançadas demonstra que a Justiça Restaurativa em Rondonópolis não é apenas um projeto isolado, mas uma política pública judiciária permanente e plenamente engajada. Ao também trazermos o círculo restaurativo para dentro do fórum, cuidamos de quem faz a Justiça acontecer. O engajamento do Cejusc local com essas práticas demonstra que acreditamos em um Judiciário mais humano, onde o respeito e a valorização do ser humano são os pilares para um serviço público eficiente”, destacou o juiz coordenador.

Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e conduzido pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), o Programa Servidores da Paz busca disseminar a cultura do diálogo. A proposta é capacitar e sensibilizar magistrados, servidores e estagiários para a utilização de técnicas restaurativas, promovendo a escuta ativa e a empatia no ambiente de trabalho.

O foco é a saúde emocional e o fortalecimento de vínculos, partindo da premissa de que profissionais acolhidos têm melhores condições de oferecer um atendimento humanizado à sociedade.

Ao longo do ano, o Cejusc de Rondonópolis, entre outras muitas iniciativas, promoveu círculos que envolveram desde oficiais de justiça e equipes das varas, servidores e estagiários, até o setor de apoio administrativo e colaboradores terceirizados, em círculos presenciais e virtuais. A metodologia dos Círculos de Construção de Paz permite criar um espaço seguro para o compartilhamento de experiências e a prevenção de conflitos interpessoais.

Com o fechamento deste ciclo, o Cejusc de Rondonópolis reafirma sua posição na aplicação da Justiça Restaurativa, iniciando o planejamento para 2026 com a meta de expandir ainda mais a cultura da paz e do acolhimento na comarca.

Autor: Assessoria

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em indústria de produção de algodão

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.

Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.

Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora