Connect with us

MATO GROSSO

Com mais de 100 artesãos, FIT Pantanal terá venda de peças tradicionais e indígenas

Publicado

em

A Feira Internacional do Turismo (FIT Pantanal) 2024, que ocorre do dia 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, contará com a participação de 100 artesãos do Programa do Artesanato de Mato Grosso (PAB-MT), que levarão artesanatos tradicionais, indígenas e quitutes típicos em uma variedade de estandes.

Para o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, o artesanato é a transformação e uma expressão cultural do turismo local.

“A cultura e a tradição local compõem nossos destinos turísticos, sendo destacados pela sua música, gastronomia e seu artesanato. O artesanato é uma transformação e expressão de identidade cultural de um povo e esses 100 artesãos irão mostrar um pouco do nosso Mato Grosso, que é gigante”, conta o secretário adjunto.

Participarão da feira artesãos de Barra do Bugres, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Paranatinga, Poconé, Poxoréo, Porto dos Gaúchos, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro e Tangará da Serra e Várzea Grande. Peças dos povos indígenas Umutina, Bakairi, Xingúanos, Waurá, Kalapalo, Mehinako, Karajá, Xavante, Bororó, Terena e Pareci também serão expostas.

A assessora especial do PAB-MT, Carolinne Luz, explica que, para muitos artesãos, essa é uma maneira de atingir um número maior de pessoas na comercialização de seus produtos. “O artesanato é fonte de renda para muitas famílias”, ressalta.

O artesanato mato-grossense é rico em tradições e traz peças que rememoram sua cultura, como as violas de cocho, as redes das tecedeiras, cerâmicas, madeiras, sementes do cerrado, bancos, acessórios e cestarias indígenas, crochês e pactchworks. Na parte dos quitutes, haverá bolos, doces regionais, licores e cachaças.

A artesã de São José do Rio Claro, Vilma Ferreira, conta que apresentará um novo tipo de vaso, totalmente sustentável, desenvolvido por ela.

“Uma das peças que irei levar é um vaso que eu criei. No dia que a pessoa não quiser mais, poderá descartá-lo na natureza. Ele não agredi o meio ambiente, e até a cola usada nele foi crida por mim. Eu espero que possamos fazer bons negócios e levar a arte de Mato Grosso”, disse a artesã.

Os produtos a serem apresentados vão de utilitários a itens decorativos e estarão expostos em um dos espaços da FIT Pantanal 2024.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“É muito emocionante ver o sentimento de gratidão no sorriso das pessoas”, afirma governador durante entrega de asfalto novo da MT-140

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes afirmou que foi emocionante ver o sentimento de gratidão da população que participou da inauguração da MT-140.

O evento ocorreu neste sábado (15.06), em Nova Ubiratã e Santa Rita do Trivelato. Além dos 281,9 km de asfalto novo, também foram entregues 28 km de restauração e mais três pontes de concreto na região.

“É emocionante ouvir a história de pessoas que chegaram em Mato Grosso nas décadas de 70 e 80, e encontraram um estado que não possuía nada, era puro sofrimento, sem perspectiva de produção, criação e investimentos. Essas pessoas se fortaleceram de fé e determinação para construir um dos mais belos estados da nação brasileira. Me emociona ver o sentimento de gratidão no sorriso das pessoas, com mais uma entrega que vai mudar a vida de todos que vivem e passam por aqui”, afirmou.

De acordo com o governador, obras como essas só estão sendo possíveis graças à correta aplicação do dinheiro público.

“Tivemos que fazer o que era necessário para conseguir reerguer Mato Grosso e colocar a casa em ordem. Assumimos a duplicação da BR-163, e investimos mais de R$ 1,6 bilhão com recursos próprios nessa obra, para contribuir no escoamento de grãos e instalação de novas indústrias interessadas. Quem passa pela região já vê a diferença que esse e outros investimentos, como o da MT-140, fazem na vida do cidadão”, disse.

O governador finalizou ressaltando a parceria com as prefeituras. Desde o início da gestão, em 2019, o Governo já formalizou mais de R$5,5 bilhões em convênios, investindo em obras para melhorias na Infraestrutura, Educação e Saúde, entre outras áreas.

“O Governo de Mato Grosso tem se esforçado para fortalecer o regime de colaboração com todos os 142 municípios, investindo em obras que possam melhorar a qualidade de vida em todas as regiões do nosso estado aos mais de três milhões de mato-grossenses que estão fazendo parte dessa história ”, finalizou.

Também participaram da solenidade os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti; os deputados federais Nelson Barbudo e Gisela Simona; o deputados estaduais Carlos Avallone e Nininho, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; os secretário de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Marcelo Padeiro (Infraestrutura) e César Roveri (Segurança); o controlador-geral do Estado, Paulo Farias; o presidente da MT Par, Wener Santos; o presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia MT-140, Nestor Poletto; o presidentes da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, além de demais autoridades e prefeitos da região.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora