Connect with us

Cuiabá

Comissão aprova recursos para ampliação da pediatria do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, garantiu a aprovação de um cofinanciamento estadual excepcional no valor de R$ 3.504.898,96 para investimentos no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). A aprovação ocorreu nesta quinta-feira (5), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB/MT).

A reunião contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, e reuniu gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o recurso aprovado será destinado à ampliação do terceiro andar do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, que é exclusivo para a pediatria, além da aquisição de equipamentos médico-hospitalares para fortalecer a assistência às crianças atendidas na unidade.

A secretária de Saúde destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para fortalecer a rede pública de saúde, especialmente no atendimento infantil.

“Conseguimos apresentar ao Estado a necessidade desse investimento para fortalecer a estrutura pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Quero agradecer todo o apoio financeiro do Governo do Estado, ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Também agradeço o apoio do nosso prefeito Abilio Brunini, que tem sido fundamental para avançarmos em ações que garantem, de forma conjunta, a evolução e a melhoria da rede municipal de saúde da capital, ampliando a capacidade de atendimento e qualificando ainda mais a assistência às nossas crianças”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um dos principais fóruns de pactuação do SUS e atua como espaço permanente de negociação, articulação e decisões consensuais entre gestores estaduais e municipais, tratando de aspectos operacionais e da construção de pactos regionais e estaduais na saúde pública.

Atualmente, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá conta com 192 leitos hospitalares e oferece atendimento em diversas áreas, incluindo UTI Adulto, UTI Pediátrica, enfermaria adulta e pediátrica e clínica cirúrgica.

A unidade também dispõe de uma rede completa de cuidados assistenciais ao paciente, com serviços como odontologia hospitalar e atendimento odontológico à beira leito, fisioterapia, além da realização de exames de imagem, como ultrassonografia, mamografia, tomografia e raio-X.

Com o investimento aprovado, a expectativa é ampliar a estrutura física e tecnológica voltada exclusivamente à pediatria, garantindo melhores condições de trabalho para as equipes de saúde e mais qualidade no atendimento às crianças de Cuiabá e da região da Baixada Cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora