A comissão Pró-travessia Urbana e Trânsito de Rondonópolis realizará no próximo dia 26 de junho um encontro que contará com a presença de lideranças comunitárias, entidades de classes, segmento empresarial, classe política, imprensa e demais entidades para discutir a implantação de trincheiras e passarelas no trecho que corresponde do córrego Lourencinho ao entroncamento do anel viário Conrado Sales Brito, nesta cidade de Rondonópolis-MT.
Comissão reunida às margens da BR-364, local onde cobram a implantação de uma trincheira
O encontro ocorrerá às 18:30 horas na sede da empresa Lance Livre Leilões, localizado na rodovia BR-163, km 208, na cidade de Rondonópolis-MT.
O grande número de acidentes envolvendo pedestres, motocicletas e veículos neste trecho provocando inúmeras vítimas fatais foi o principal motivo para criação de uma comissão que é formada por lideranças comunitárias no intuito de unir a classe empresarial, entidades de classe e corpo político do estado visando a implantação de medidas de segurança.
Comissão se reúne para planejar ações pró-travessia urbana
Este ato tem por objetivo produzir documento oficial determinando as ações e investimentos bem como projeto com máxima urgência no sentido de efetivar as inserções necessárias solicitadas por esta comissão para este trecho, finalizou o líder comunitário e membro da comissão, Cláudio Santos.
Vamos provocar a classe política de todas as esferas, para que tragam resultados concretos à esta pauta e em regime de urgência, não dar mais para continuarmos com a insegurança e perigo que vem ceifando vidas rotineiramente neste trecho da nossa cidade, concluiu o líder.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Energisa Mato Grosso alinharam estratégias conjuntas voltadas à prevenção e ao combate a incêndios florestais durante o período de estiagem, quando cresce significativamente o risco de ocorrência desse tipo de evento no Estado.
A articulação ocorreu durante visita institucional realizada por militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) à sede da concessionária de energia na última semana. No local, os militares conheceram a estrutura do Centro de Operações da Energisa, responsável pelo planejamento, monitoramento e resposta a ocorrências que possam impactar o fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.
O encontro também promoveu a troca de informações técnicas entre as equipes, com foco no fortalecimento da comunicação e no compartilhamento de dados estratégicos. Entre os temas abordados estiveram o cronograma de ações preventivas, a proteção de redes elétricas em áreas de maior vulnerabilidade ao fogo, o uso de bases georreferenciadas no planejamento operacional e a atuação integrada entre o setor público e a iniciativa privada em situações de emergência ambiental.
De acordo com o comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, essa cooperação amplia a capacidade de resposta e fortalece as ações preventivas em campo. “Quando integramos informações, tecnologias e planejamento entre as instituições, conseguimos antecipar cenários de risco e agir com mais precisão. Essa parceria com a Energisa é fundamental para reduzir impactos e garantir maior segurança durante o período de seca em Mato Grosso”, destacou.
O presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, também afirmou que a parceria torna as ações mais eficientes e coordenadas. “A parceria entre a Energisa Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros é essencial para fortalecer nosso Plano de Combate a Incêndios, unindo prevenção, agilidade e segurança na proteção da vida, do meio ambiente e da continuidade do fornecimento de energia elétrica”, explicou.
Já o coordenador do Centro de Operações da Energisa Mato Grosso, Murilo Castilho, destacou a importância da cooperação entre as instituições para enfrentar o período de condições climáticas adversas.
“Essa parceria vem ao encontro dos objetivos da Energisa, que são identificar os pontos críticos de queimadas no Estado para maximizar os ganhos de manutenção nessas regiões. Essa união vai garantir maior efetividade e agilidade para enfrentar os períodos de contingência climática que podem ocorrer com a chegada do El Niño”, concluiu.