Connect with us

Sorriso

Corrida da Soja inicia entrega dos kits para atletas de Sorriso

Publicado

em

Retirada começa hoje (28), às 16h, no Ginásio Domingão

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semel), inicia nesta quinta-feira (28), às 16h, a entrega dos kits da 11ª Corrida da Soja, marcada para o próximo domingo (31), com largada às 6h, na Praça das Fontes.

A retirada para atletas moradores de Sorriso será realizada nesta quinta e sexta-feira (29), das 16h às 21h, no Ginásio Domingão. Já os participantes de outras cidades poderão retirar os kits no sábado (30), das 9h às 15h, também no Domingão. A edição deste ano reunirá atletas de cinco estados brasileiros e representantes de 37 cidades, consolidando a Corrida da Soja entre os maiores eventos esportivos do calendário municipal.

Entre as novidades da edição 2026 está a Corrida do Grãozinho, que passa a contar oficialmente com cronometragem eletrônica, medalhas e troféus para os três primeiros colocados de cada categoria. A competição infantil será dividida por faixa etária e distância: 6 e 7 anos disputarão percurso de 60 metros; 8 e 9 anos correrão 80 metros; 10 e 11 anos participarão da prova de 150 metros; e 12 e 13 anos disputarão percurso de 300 metros.

A organização também reforça aos participantes a obrigatoriedade do uso correto do número de peito, que deverá permanecer fixado acima da linha da cintura durante toda a prova. Conforme o regulamento, atletas que utilizarem a numeração na região do quadril poderão ser desclassificados.

A retirada dos kits poderá ser realizada por terceiros, mediante apresentação do formulário de autorização preenchido e impresso, acompanhado dos documentos exigidos pela organização no ato da entrega. As informações oficiais sobre regulamento, horários e orientações aos participantes seguem disponíveis nos canais institucionais da Prefeitura de Sorriso e da Semel.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Secretaria de Agricultura Familiar debate avanço do georreferenciamento do assentamento Jonas Pinheiro com o Incra

Publicado

em

Por

Reunião em Cuiabá também tratou sobre CAR, financiamento para assentados e programa habitacional com previsão de R$ 97 mil por moradia

A secretária adjunta de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Ana Catarina Tibaldi dos Reis, participou de uma reunião com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso, na manhã dessa quarta-feira (27) em Cuiabá, para discutir o andamento do processo de georreferenciamento do assentamento Jonas Pinheiro, além de outras pautas ligadas à regularização fundiária e fortalecimento da agricultura familiar.

Entre os principais assuntos debatidos esteve a necessidade de fiscalização e certificação do georreferenciamento do assentamento pelo Incra. O procedimento é considerado uma etapa fundamental para comprovar que as mais de 500 famílias assentadas vivem e produzem na área.

Segundo Ana Catarina, os moradores custearam o georreferenciamento e aguardam agora a conclusão da parte técnica do Incra para dar sequência ao processo. “As famílias fizeram a parte delas, investiram no georreferenciamento e agora dependem da fiscalização e certificação do Incra para que esse processo avance. Tivemos o compromisso do órgão em concluir essa etapa, que é muito importante para os assentados”, disse a secretária adjunta.

Ana Catarina lembrou ainda que as famílias vivem no local desde 1999 e aguardam há décadas pela regularização definitiva da área. “Essas famílias estão no assentamento há mais de 25 anos, produzindo e construindo suas vidas. Existe um processo judicial que ainda impede o avanço da regularização, mas o georreferenciamento é uma etapa essencial nessa busca pelo direito à terra regularizada”, afirmou.

Durante a reunião também foram discutidos temas relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao papel do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, o Terra Cidadã, no apoio aos produtores e assentados do município.

Outro ponto apresentado pelo Incra foram as linhas de financiamento direto destinadas aos assentados, com recursos do Governo Federal voltados ao fortalecimento da produção rural. Os financiamentos possuem condições facilitadas de pagamento e longo prazo para amortização. Ficou definido que as associações de moradores serão responsáveis por repassar as informações às famílias das comunidades.

Além disso, foi anunciada uma linha habitacional para o assentamento, com previsão de R$ 97 mil por unidade habitacional.

Participaram da reunião os vereadores Wanderley Paulo, Jane Delalibera e Darci Gonçalves, representantes da cooperativa local, da Associação das Mulheres e Odimar Geller, presidente da Associação Alto Celeste, do município de Vera. Também estiveram presentes Lindomar Ferraz, presidente da Aprocel Sorriso, Maria Boaventura de Sousa Silva, presidente da Coopercel, além do superintendente do Incra em Mato Grosso, Joel Machado de Azevedo, o adjunto Helton Antônio da Silva, Leonardo Henrique Bezerra Lopes, responsável pela área de fomento, e o técnico do setor de cartografia, Hebert Nunes Velasco. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nene Gonçalves, também participou do encontro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora