Connect with us

Sinop

CRAS Menino Jesus recebe orientação sobre produção orgânica para cultivo na Horta Comunitária

Publicado

em

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, recebeu nesta sexta-feira (17), a equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), para uma orientação de manejo e cultivo da Horta Comunitária implantada no ano passado na unidade. Com a palestra “Introdução a Agroecologia e Produção Orgânica”, o engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz, orientou a equipe do CRAS e as famílias atendidas pela unidade, além de demonstrar o correto funcionamento e formação dos canteiros agroecológicos.

O projeto da Horta Comunitária é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza uma equipe técnica agrícola para fazer o acompanhamento do cultivo, prestar auxílio e orientação no local. Sob o acompanhamento da Sedec, a horta é cultivada pelas 30 mulheres que fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde aprendem semanalmente as técnicas de manejo da horta, recebem dicas sobre cultivo e comércio das verduras e hortaliças, além de oficinas de culinária sustentável.

Todos os alimentos produzidos no CRAS Menino Jesus são destinados às próprias famílias que trabalham no cultivo da horta. “A comunidade ajuda no cultivo e ela mesma é beneficiada com o que produz. A ideia principal é que eles aprendam aqui para fazer em casa, como uma forma de atender a família e talvez até de comercializar, como uma fonte de renda extra”, destacou o coordenador da unidade, Anderson Marcelo Dilkin.

A palestra foi uma oportunidade para o Grupo de Convivência ampliar os conhecimentos sobre a atividade desenvolvida, tirar dúvidas e aprender sobre os processos de compostagem, adubação e algumas vantagens da produção orgânica, como o cultivo de alimentos sem insumos agrícolas. 

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sinop

Projetos de Lei aprovados na Câmara atendem demandas dos servidores, criam cargos para concurso público e reestruturam secretarias

Publicado

em

Por

Os quatro Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura Municipal à Câmara foram aprovados pelos vereadores, nas últimas sessões legislativas, realizadas nos dias 25, 27 e hoje, terça-feira (02). Os Projetos tratam sobre correções pontuais nas carreiras dos servidores, criação de novos cargos para concurso público, que representam avanços significativos nas categorias funcionais, bem como desmembramento de secretarias, que vão trazer mais autonomia, recursos e desenvolvimento de áreas de grande importância para a consolidação do município como capital do nortão. Os projetos obtiveram pareceres favoráveis do jurídico e de todas as comissões os quais foram avaliados e foram aprovados com votos do presidente do legislativo, Paulinho Abreu e dos vereadores Juventino Silva, Célio Garcia, Lucinei Amaro, Toninho Bernardes, Celsinho do Sopão, Dilmair Calegaro e Moisés do Jardim do Ouro.

Um dos projetos, que foi aprovado em 2ª votação hoje, é o complementar N° 002/2024, que tem como objetivo estruturar os cargos da Administração Pública Municipal, pautado no desenvolvimento do município e no aprimoramento dos serviços prestados à comunidade. O Projeto autoriza a transformar, sem aumento de despesa, os cargos em comissão e funções de confiança, e ainda, ampliar o quantitativo de cargos e Secretarias, de 11 para 13, uma medida necessária para fortalecer o desenvolvimento, atraindo mais recursos, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, e melhorando a capacidade de gestão, com fortalecimento da Secretaria Educação, que passa a se dedicar exclusivamente à educação das novas gerações, competindo à nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo desempenhar com mais autonomia as ações da pasta. Também foi apreciado e aprovado pelos vereadores o projeto de Nº 009/2024, que cria a Corregedoria e Ouvidoria no âmbito da Guarda Civil Municipal, para atender as exigências da Lei Federal 13.022 de 2014 e da Polícia Federal.

Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), outros dois projetos do executivo (007/2024 e 008/2024 ) foram votados e aprovados. As minutas foram encaminhadas pelo executivo à Câmara, após vários diálogos com os servidores, vereadores e aprovados em assembleia por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, atendendo as demandas prioritárias apresentadas pela instituição. Um ponto importante dos projetos, é a criação de mais de 600 novas vagas, o que permitirá a realização, pela Prefeitura de Sinop, de um grande concurso público, para otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força à máquina pública. Os projetos representam avanços nas pautas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras e fiscalização. Também foram reativados vários cargos em vacância, que haviam sido extintos, como motoristas, operadores de máquinas, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora