Connect with us

Cuiabá

Defesa Civil e engenheiros avaliam estrutura de prédio que foi atingido por caminhão

Publicado

em

A Defesa Civil do Município de Cuiabá e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) avaliaram, no início da manhã desta terça-feira (2), a estrutura do edifício Apuã, no bairro Jardim Tropical, atingido por um caminhão  na noite de segunda-feira (1).  Entre as medidas  adotadas prevalece a desocupação total do local. Os moradores foram orientados a retirar os pertences e farão isso em grupos sem utilizar o elevador. A caixa d’água do prédio também foi esvaziada. Outra ação imediata providenciada foram as escoras de contenção para o pilar danificado.

Devido ao risco, “o prédio ficará inabitável até que seja refeita a coluna danificada. Mediante o serviço executado, uma nova avaliação dos engenheiros será realizada”, explicou o diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza de Oliveira.

O engenheiro Marcos Botelho, que também acompanhou a vistoria, informou que o escoramento segue orientação por engenheiro especialista, conforme orientações técnicas, e que o abalo atingiu o pilar e as vigas.

O prédio tem sete andares e comporta quatro apartamentos por andar. Os moradores deixaram o local ainda na noite de segunda-feira, seguindo orientação do Corpo de Bombeiros. Os moradores disseram ter sentido um tremor quando ocorreu o impacto do veículo.

As informações são de que um caminhão sem freio desceu, arrebentando o portão da garagem e batendo no pilar do prédio. O motorista não estava na direção, teria parado o veículo e não acionou o freio de mão.

Ressalta-se que o trabalho está sendo feito com o acompanhamento do síndico do prédio, que contratou um engenheiro especialista para efetuar os devidos reparos, estabilidade e recuperação da estrutura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Enfermeiros e técnicos da SMS da Atenção Básica participam de capacitação sobre o teste do pezinho

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Superintendência da Atenção Primária, segue promovendo ações que visam otimizar os serviços prestados à população. Nesta sexta-feira (26), foi encerrada mais uma capacitação, desta vez sobre o teste do pezinho. A atividade, que aconteceu no Bloco B da Universidade de Cuiabá (Unic), foi voltada para técnicas de enfermagem e enfermeiras que atuam na atenção básica. A ação contou com a parceria de médicos e enfermeiros do Hospital Júlio Muller.

“A intenção é capacitar esses profissionais e ampliar o acesso das mães a este tipo de exame pela atenção básica, que é a que promove o maior vínculo com a população”, destacou Diogo Bruno da Silva, Responsável Técnico do setor de Saúde da Criança.

O enfermeiro explica ainda que o exame deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida e que, através dele, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê, como doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

“Quanto mais cedo as enfermidades forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças”, frisou o RT.

Conforme o secretário adjunto de Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, a urgência da capacitação se fez necessária tanto para a reciclagem dos servidores já inseridos na rede quanto para a formação dos novos convocados pelo último concurso para compor a ampliação das equipes de Saúde da Família. “Além de ampliar os atendimentos, estamos investindo na capacitação de todos os servidores, oferecendo um atendimento mais humanizado e com resultados expressivos”, afirmou o adjunto.

O curso foi iniciado no dia 5 de julho e encerrado nesta sexta-feira (26). Toda a capacitação foi ministrada por médicos e enfermeiros do Hospital Júlio Muller, dividida em quatro turmas, com uma média de 80 alunos cada. Mães com bebês recém-nascidos acompanhadas pela rede também participaram como voluntárias na parte prática da capacitação. Na cerimônia de encerramento, os bebês que participaram do treinamento foram carinhosamente homenageados com um certificado de participação.

O teste do pezinho pode ser feito em qualquer unidade básica, sem que seja necessário pré-agendamento. O ideal é que o exame seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Caso os pais percam essa data, ainda assim é imprescindível a realização do teste.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora