A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) integra a 6ª Expedição Araguaia Xingu, que é realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, para promover cidadania e justiça às comunidades da região. A ação ocorre entre 4 novembro a 5 de dezembro deste ano.
Com atendimentos das equipes da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e da Coordenadoria de Esportes de Inclusão, a Secel leva orientações e materiais de incentivo à leitura e ao paradesporto.
“Trouxemos materiais pedagógicos para as crianças, livros infantis e adultos, tudo isso para estimular o desenvolvimento da imaginação, da capacidade crítica e do entendimento de mundo. Só nesta primeira etapa já distribuímos cerca de 1.400 exemplares de livros de autores mato-grossenses”, informa a gerente de livro e leitura da Secel, Helena Costa.
Além da distribuição de livros, a equipe da biblioteca estadual também oferece oficinas de pintura e desenho, bem como brincadeiras que incentivam o hábito da leitura.
Já a equipe da Coordenadoria de Esportes de Inclusão realiza encontros e palestras com as comunidades para fomentar as práticas esportivas e paradesportivas. A agenda inclui ainda entrega de materiais esportivos nos municípios.
“A articulação entre o Judiciário e o Executivo é essencial para que os atendimentos aconteçam e trazer tudo isso para a comunidade é muito gratificante”, explica o juiz coordenador da Justiça Comunitária e da Expedição, José Antônio Bezerra Filho.
A 6ª Expedição Araguaia Xingu é dividida em duas etapas. A primeira acontece de 04 a 14 de novembro, contemplando os municípios de Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista e Canabrava do Norte. A segunda etapa do projeto levará os serviços para os municípios de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu e o distrito de Santo Antônio Fontoura, de 25 de novembro a 5 de dezembro.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.
Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.
Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.