Connect with us

MATO GROSSO

Estudante da Escola Técnica de Rondonópolis é premiado por trabalho científico

Publicado

em

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis, venceu em primeiro lugar a 6ª Edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) na categoria Ensino Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com uma pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos, ele levou prêmio de R$ 3 mil.

O trabalho de Allessandro se chama Hidrobov e visa contribuir com a melhoria da atividade pecuária em Mato Grosso.

Estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, Allessandro explica que o trabalho teve início a partir de uma conversa com o pecuarista Gilberto Ferreira, que chegava muitas vezes na fazenda e o bebedouro bovino estava seco ou com vazamentos.

“Percebemos que era necessária uma ferramenta que informasse eventos ocorridos no bebedouro. Se ficarmos duas horas sem fluxo de água ou passando água sem parar, por exemplo, seria avisado que teria problema. Um veterinário gostou da ideia e começamos a pensar sobre isso e como gerar um relatório de consumo”, completa Allessandro.

O estudante pondera que o projeto, além de apontar eventos no bebedouro, prevê um sensor de turbidez para avaliar temperatura, qualidade, consumo e volume de água, além da limpeza do local, o que se reflete na qualidade do rebanho.

“Essa premiação representa para mim e para a Escola Técnica o reconhecimento de uma ideia e esforço que podem impactar positivamente na pecuária”, diz.

O professor orientador do projeto, Fabiano Taguchi, ressalta que o trabalho teve orientação interdisciplinar, envolvendo professores das áreas de Agricultura e Informática.

“O desenvolvimento de trabalhos como o Hidrobov é uma oportunidade na qual os alunos conseguem aplicar na prática aquilo que aprendem na sala de aula. Por isso, desenvolver projetos e apresentá-los à sociedade é extremamente importante”.

A diretora da ETEC de Rondonópolis, Leia Cristina Aoyama Barbosa Souza, ressalta que o projeto vencedor da Feciti recebeu boa aprovação dos avaliadores e por isso a ideia será apresentada pela Escola a empresários do município para que o protótipo seja reproduzido.

“A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis procura sempre incentivar os estudantes na elaboração de projetos e produtos criativos e inovadores. E a Feciti é uma Feira pensada no município de Rondonópolis para este objetivo: de promover o movimento de inovação entre os estudantes e empresas. É um orgulho e alegria imensa ter esse reconhecimento dos projetos de nossos estudantes”, completa a diretora.

Além do Hidrobov, a ETEC de Rondonópolis contou com outros dois trabalhos inscritos na Feciti: o projeto “HiBye: Controle e fluxo em ambiente”, do estudante Deividson Campos, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e “Sala Controlada: monitoramento em ambiente escolar”, de Luiz Fernando de Assis, do curso técnico em Administração.

Ao todo, a Feciti recebeu 54 participantes nas diversas categorias. Os trabalhos da ETEC inscritos na Feciti já haviam participado e se destacado nesse ano da 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), realizada em Cuiabá pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora