Connect with us

MATO GROSSO

Estudantes de Direito conhecem estrutura de Promotoria de Justiça

Publicado

em

Principais áreas de atuação do Ministério Público e aspectos relacionados à carreira de promotor de Justiça foram alguns dos assuntos abordados pelo promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues durante visita realizada por estudantes do curso de Direito, da União das Faculdades de Mato Grosso (Unifama), à sede das Promotorias de Justiça de Peixoto de Azevedo. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (19).

“Independentemente da carreira que pretendam seguir, se almejam a valorosa advocacia ou o ingresso no serviço público por meio de concursos, tenham o Ministério Público como parceiro na realização da justiça. A instituição está de portas abertas a todos, como cidadãos e futuros profissionais da área jurídica, para a defesa dos interesses da sociedade”, destacou o promotor de Justiça.

A aproximação dos estudantes de Direito das instituições públicas em Peixoto de Azevedo faz parte de um projeto desenvolvido pelo professor e advogado Marcos Augusto Giraldo Macedo. Na visita à Promotoria de Justiça, os estudantes conheceram a sede da unidade e esclareceram dúvidas sobre as funções institucionais do Ministério Público.

Também tiveram acesso às informações sobre o programa de estágio existente no MPMT.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora