Connect with us

MATO GROSSO

Estudantes destacam melhora no aprendizado após Governo de MT aplicar R$ 322,3 milhões em tecnologia

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem investido em tecnologia para fortalecer a educação pública no Estado. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 322,3 milhões na aquisição de Chromebooks e TVs Smart para as salas de aula.

Ao todo, foram adquiridos 8.500 TVs e mais de 180 mil Chromebooks, que foram distribuídos nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é proporcionar aos estudantes acesso à educação de qualidade, com as ferramentas necessárias para explorar, descobrir, criar e atingir o pleno potencial.

Os estudantes beneficiados com esses equipamentos destacam a importância e os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula.

Aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, em Jangada, Alexandre Ferreira, 15 anos, afirmou que o uso da tecnologia torna o aprendizado mais fácil. ”O acesso à internet me possibilitou o uso de plataformas como o Mais Inglês e estou muito satisfeito”, pontuou.
A adoção de tecnologia na rede estadual tem transformado o cenário educacional em Mato Grosso – Foto: Michel Alvim – Secom MT

Gabriel Carvalho Silva, 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia, destacou que as novas tecnologias, como os Chromebooks, melhoram o desempenho escolar. “Notamos que essas tecnologias também têm melhorado não apenas para nós estudantes, mas também para os professores”, completou o estudante.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os Chromebooks ajudam a ampliar a experiência de aprendizado dos estudantes, inclusive aqueles com deficiências e abordagens diversificadas de aprendizado. Além disso, o uso dessas tecnologias tem aumentado o engajamento dos estudantes com o conteúdo pedagógico, permitindo que os educadores se concentrem nos resultados da aprendizagem.

A introdução da tecnologia nas escolas também tem promovido um ambiente propício para o fortalecimento do vínculo da comunidade estudantil com a escola. Segundo o secretário, a intenção é aproximar cada vez mais crianças, jovens e adultos da tecnologia em sala de aula.

O investimento em tecnologias educacionais feito pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc-MT, tem se mostrado fundamental para o fortalecimento da educação pública no estado.

“A implantação do conceito tecnológico na rede estadual, que conta com o Sistema Estruturado de Ensino como um importante marco, tem transformado o cenário educacional em Mato Grosso. A utilização de Chromebooks e TVs Smart tem proporcionado aos estudantes uma experiência de aprendizado mais moderna e enriquecedora, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo”, finalizou Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora