Connect with us

MATO GROSSO

Expedição Araguaia-Xingu 2023 é recepcionada com muito carinho e alegria pela população de Luciara

Publicado

em

A chegada de vocês aqui em Luciara foi a melhor coisa que podia acontecer. A gente fica o ano todo esperando para poder receber essa ajuda, essa sabedoria que eu recebi. Vocês são bênçãos em nossas vidas.”
 
As palavras da dona Isabel Souza Noledo, moradora de Luciara, representam um pouco da felicidade compartilhada pela população do município ao receber na manhã de quarta-feira (29 de novembro) a 5ª Edição da Expedição do Poder Judiciário de Mato Gosso e parceiros.
 
As mais de 160 pessoas presentes na equipe da Justiça, saúde e cidadania levaram à localidade atendida serviços essenciais e também despertaram a esperança de dias melhores na vida de cada cidadão que procurou atendimento no projeto.
 
Para a Dona Isabel, o momento mais importante da Expedição foi a participação em uma roda de conversa sobre violência doméstica realizada na Expedição. Comandada pela equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), presente no projeto, o encontro reuniu cerca de 15 moradoras de Luciara para conscientização sobre os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
 
“Com palavras também se maltrata uma pessoa. Muitas vezes elas machucam mais que um tapa. Eu me sinto feliz com essas orientações. Ficamos sabendo agora dos nossos direitos como mulher, somente com a vinda da Expedição a Luciara”, explica a moradora de 63 anos.
 
Dona Isabel havia procurado o projeto na expectativa de conseguir atendimento oftalmológico, porém, segundo ela, as orientações que receberam foram ainda mais valiosas.
 
“Essa reunião valeu o dobro do que vim buscar. Foi um exemplo de vida para mim. A informação é a melhor coisa do mundo e a mais especial que a pessoa pode ter. Ao sair daqui, já vou compartilhar tudo com a minha família e amigas que não participaram. As mulheres precisam saber que têm direitos. Não importa a idade, todas temos direitos.”
 
Além da conscientização sobre os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher (psicológica, moral, sexual, física e patrimonial), a reunião orientou as participantes a como identificar os primeiros sinais do ciclo de violência e também a como denunciar os agressores. “A partir de agora, qualquer coisa que aconteça eu vou ligar 180 e a solução já vem de lá de cima, da Central de Atendimento à Mulher”, afirma dona Isabel.
 
Outro sucesso e motivo de grande espera da população do município foi a entrega gratuita de cestas básicas e doações pela equipe da Justiça Comunitária. Os milhares de itens doados incluíram alimentos, roupas, calçados, lençóis, cobertores, brinquedos e kits do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª região com bonés, camisetas, cadernos, lápis, borracha e materiais de papelaria.
 
Diversão para a criançada – Os pequenos puderam aproveitar as diversas opções de diversão disponíveis na expedição.
 
A exposição de animais taxidermizados e a possibilidade do contato com serpentes e cobras realizadas pela equipe da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso chamaram a atenção da criançada, que não piscou os olhos enquanto admirava os animais.
 
Além dos serviços jurídicos, a Justiça também esteve atuante por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), que doou mudas frutíferas típicas da região e fez a alegria da moçada com brincadeiras de conscientização ambiental liderada pelo palhaço Lelé Picolé Curimpampam, personagem interpretado pelo sargento da Polícia Militar Ambiental Marcelo Luciano Pereira Campos.
 
As crianças também puderam participar de práticas esportivas, oficinas recreativas e biblioteca itinerante com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Secel), de atividades educativas sobre o trânsito com a equipe do Detran-MT, tatuagem de henna e penteados com o Instituto Galvan, experimentos científicos, robótica e óculos de realidade virtual com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e atividades de escalada e tirolesa com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
 
Cronograma de próximos atendimentos à população: dia 2 – São Félix do Araguaia; dias 4 e 5 – Cocalinho. O cronograma ainda inclui atendimento em aldeias de territórios indígenas de diferentes etnias da região.
 
Conheça os parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2023:
Eixo Justiça – Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso; Justiça Comunitária de Paranatinga.
 
Eixo Cidadania – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Espaço Cidadania); Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT); Receita Federal; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Caixa Econômica Federal; Energisa; Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania; Instituto Galvan; Cartórios Extrajudiciais de Mato Grosso.
 
Eixo Saúde – Prefeituras de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia, Cocalinho e Canarana; Secretaria de Estado de Saúde (Programa Imuniza Mais); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT); Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).
 
Eixo Segurança – Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso; Polícia Militar de Mato Grosso; Defesa Civil.
 
Eixo Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação – Juizado Volante Ambiental (Juvam); Detran-MT; Secretarias de Estado (Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação); Unemat (Campus Luciara).
 
Eixo Doações – Aprosoja; Bom Futuro; Studio Z; Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Imagem 1: fotografia de uma mulher, moradora da cidade de Luciara. Ela exige uma cartilha orientativa e um mateiral impresso que recebeu da expedição. Imagem 2: fotografia das crianças participando de uma oficina com material de escrita. Imagem 3: fotografia das crianças em fila para visitar o estande da Polícia Militar.
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora