Connect with us

Cuiabá

Exposição “Hora da Ponta” pode ser conferida no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

Publicado

em

A Secretaria de Turismo de Cuiabá apresenta a exposição do artista plástico Hermínio Luís Nhantumbo, o “Nhantumbo Space”,  natural de Moçambique, no museu do Morro da Caixa D’Água Velha, localizado na rua Nossa Senhora de Santana, 1105, Centro Sul.  A exposição “Hora da Ponta” ocorrerá entre os dias 3 de março a 23 de abril, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

O artista descreve que a exposição “Hora da Ponta”,representa a “correria no dia-dia do nosso “Pandar”. Pandar é um calão usado por jovens em Moçambique para retratar o esforço de quem vai na busca de trabalho para sustentar a sua família.

Pondera que “essa realidade não foge dos brasileiros, que andam com currículo na mão. Vestidos de verde e amarelo, debaixo de sol escaldante que ilumina o interior do corpo, deslumbra a melanina da nossa ancestralidade que vem da África. Hora da Ponta é mistura de madeira e cores das “Capulanas”, tecidos que representam o brilho da minha cidade natal, Maputo”, conta. 

Dado histórico  

O Morro da Caixa D’Água durante 142 anos foi o único reservatório de água de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Pedal da Semob desta terça-feira (2) é alusivo as mulheres

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira (2), o Pedal da Semob será realizado em tom rosa, simbolizando a força das mulheres. A iniciativa tem como tema “Pedale por você, pedale por elas” e é promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria da Mulher. Mais de 400 pessoas devem participar da ação, que contará com equipes dos projetos Lutadoras e Acolhe Mulheres.

A concentração, como é tradicional no Pedal da Semob, acontece às 19h, com saída às 20h, da Orla do Porto em direção à Secretaria da Mulher, totalizando 25 quilômetros de percurso. No destino, as interessadas poderão se inscrever no Projeto Lutadoras e conhecer as ações e os serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher.

Todos os amantes do ciclismo estão convidados a participar. Basta comparecer com sua bicicleta e se integrar ao grupo. Quem não possuir bicicleta poderá alugar uma na Orla do Porto, com os equipamentos de segurança necessários para o passeio.

SERVIÇO

O que: Pedal da Semob em homenagem às mulheres
Quando: terça-feira (2)
Horário: a partir das 18h (concentração às 19h e saída às 20h)
Local: Orla do Porto
Percurso: 25 km até a Secretaria da Mulher, na Avenida Getúlio Vargas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora