Connect with us

Sorriso

Formação sobre Cultura Organizacional e Atendimento de Excelência chega aos PSFs

Publicado

em

Por meio da iniciativa, todos os servidores, dos 27 PSFs serão, gradativamente, treinados

A Prefeitura começa, nesta quarta-feira (4), por meio da Escola de Governo, uma série de treinamentos para as equipes das unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) do Município. Os servidores dos PSFs do Jardim Carolina, Central e do São Mateus serão os primeiros a participarem da formação, no auditório do Cemfor, das 15h30 às 17h. Por conta disso, estes PSFs estarão fechados neste horário.

Na sexta-feira (6), no mesmo horário e no mesmo local, as equipes dos PSFs Rota do Sol, Ana Néri e Jardim Europa, também terão a oportunidade de ganhar mais um pouquinho de conhecimento. Os temas da formação, que serão desenvolvidos com todos os integrantes de cada PSF, são “Cultura Organizacional” e “Atendimento de Excelência no Setor Público”. Estes mesmos temas já foram explanados, em 2022, aos servidores da Administração Geral e também da Educação.

Com a reativação da Escola de Governo, e da instituição, ainda no ano passado, de um Núcleo da Escola Federativa, todas as formações devem estão centralizadas nesta estrutura, ligada à Secretaria de Administração (Semad) e sob a coordenação de Miro Ribeiro. O coordenador, junto ao titular da Semad, Estevam Calvo, à psicóloga Verônica Berzuini, e demais servidores públicos do setor, visitaram ontem (2), as primeiras três unidades que vão abrir o processo de “sempre há algo novo a aprender e algo a ser ressignificado”.

“A formação continuada de nossos servidores é um processo indispensável para que possamos atender, sempre da melhor forma possível, nossos cidadãos”, afirma Estevam, complementando que, com a reativação da Escola de Governo, será possível avançar no planejamento e da aplicação destas ferramentas de aperfeiçoamento de toda a gestão. De forma gradativa, os servidores de todas as 27 unidades de PSF passarão pela formação.

Atenção!

Para que as equipes possam desfrutar do momento de formação, os PSFs fecham mais cedo, às 15h, de acordo com o cronograma:

Quarta-feira (4): PSFs Carolina, Central e São Mateus.

Sexta-feira (6): PSFs Rota do Sol, Jardim Europa e Ana Néri.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura celebra um ano de tarifa zero no coletivo com ampliação do serviço

Publicado

em

Por

Linha para a Poranga passa a rodar três vezes por semana, e linhas do centro foram remodeladas para acessar o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI)

No dia 29 de abril, Sorriso celebra um ano de gratuidade no transporte coletivo. A medida, efetivada por meio da Lei 3.677, sancionada no dia 29 de abril de 2025, tem um objetivo claro: avaliar a adesão da população à utilização do ônibus em sua rotina, para que, futuramente, seja viável a concessão do serviço.

“Sabemos que a gratuidade do ônibus traz reflexos diretos na rotina de nossas famílias, permitindo o ir e vir seguro – e com muita economia – para os trabalhadores, para estudantes, para quem precisa de um atendimento em saúde, enfim, permite a mobilidade de toda a nossa comunidade”, destaca o prefeito Alei Fernandes, que propôs a gratuidade e sancionou a lei, depois do aval da Câmara de Vereadores.

Diarista, Rosa de Lima pode ampliar os atendimentos e fazer mais faxinas em bairros distantes de sua casa, no Residencial Mário Raiter. Mãe de quatro filhos, as diárias da Rosa são fundamentais para se somarem aos rendimentos do marido no sustento da casa. Para ela, a gratuidade no coletivo “melhorou demais a sua rotina”, já que a economia faz diferença no orçamento familiar.

A adoção do “busão” como meio de transporte também traz outros benefícios, sempre coletivos: a redução direta do risco de acidentes com bicicletas, patinetes, motonetas ou motos, a liberação de vagas de estacionamento no centro da cidade, e a redução de poluentes.

Como forma de celebrar o primeiro ano do transporte coletivo gratuito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), está ampliando o serviço a partir do dia 27. Além das mudanças já anunciadas na semana passada, a linha do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga) passará a rodar três vezes por semana, em vez de duas, como é atualmente. Do dia 27 de abril em diante, os ônibus vão e vêm do Assentamento Jonas Pinheiro às segundas, quartas e sextas-feiras. A mesma linha 610 também atende ao Assentamento Pé no Chão.

“É muito gratificante perceber que nosso transporte coletivo está sendo utilizado e está fazendo a diferença na vida de muita gente”, celebra o titular da Sintra, Milton Geller, lembrando que o serviço segue sendo aprimorado. “Sabemos que ainda há um longo percurso a ser percorrido para que tenhamos um serviço de excelência, no entanto, concentramos todos os nossos esforços para entregar o máximo ao nosso cidadão, com os recursos disponíveis”, afirmou.

Os dados atuais do transporte coletivo apontam que as catracas dos ônibus rodam uma média de 118 mil vezes. Antes da implantação da “catraca livre”, eram pouco mais de 48 mil giros. Com a tarifa-zero, em um ano, o aumento do uso do coletivo foi de 150%.

Atualmente, dez linhas são disponibilizadas com ônibus rodando de segunda à sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados, das 5h às 18h30, com o ponto de integração na Área Verde Central. Os veículos passam de hora em hora nos pontos. Normalmente, o transporte coletivo municipal faz o último “giro” às 20h, mas uma exceção foi aberta ao IFMT, com linha passando até mais tarde, tem garantido assim, para muita gente, a oportunidade de continuar os estudos.

O itinerário e os horários das linhas estão disponíveis no site da Prefeitura e, em caso de dúvidas, é possível acionar o 66 99725-1531, sempre por mensagem via WhatsApp, tanto por áudio ou texto.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora