Connect with us

BRASIL

Hoje tem chuva de meteoros no Brasil; de quais cidades será possível observar?

Publicado

em

Chuva de meteoros Perseida avistada em 2019
Flickr/El Coleccionista de Instantes

Chuva de meteoros Perseida avistada em 2019


É hora de observar uma chuva de meteoros no Brasil! As Perseidas acontecem desde 17 de julho e terão seu pico nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13). Existirão grandes chances de observação a olho nu.

Onde posso ver chuva de meteoros?

Os meteoros devem ficar mais visíveis na região Norte, principalmente, como informou o Observatório Nacional. Nas outras regiões do país, também será possível observar, mas com menos intensidade.

O Sul também tem boas chances, pois há previsão de céu limpo, o que facilita a visão.

Que horas acontecerá a chuva de meteoros?

Em relação ao horário, o pico deve acontecer entre meia noite e o amanhecer. É importante notar, porém, as condições climáticas: se estiver nublado, a visibilidade fica baixa ou inexistente.


Dicas para observar meteoros

O ideal para observar meteoros é lugares com o céu mais limpo possível. Para isso, é ideal que não haja muita nuvem, vapor ou luzes interferindo.

Lugares altos e mais isolados são uma boa pedida.

As Perseidas

As chuvas de meteoros denominadas Perseidas acontecem todos os anos, na mesma época.

Acontecem quando a Terra passa ao lado do cometa Swift-Tuttle, cheio de meteoros em volta. O nome vem porque é próximo a constelação de Perseu.

Todos os anos, acontecem a partir de julho, e vão até cerca de metade de agosto. Os picos costumam ser entre os dias 8 e 14 – dia 12 sendo o melhor para observação.

De quais cidades dará para ver chuva de meteoros?

Confira o grau de visibilidade de alguns lugares do Brasil:

  • São Paulo: baixa, nublado, 10°C-14°C
  • Rio de Janeiro: baixa, nublado, 18°C-20°C
  • Brasília: baixa, nublado, 18°C-24°C
  • Curitiba: alta, céu limpo, 6°C-12°C
  • Porto Alegre: média, parcialmente nublado, 8°C-12°C
  • Belo Horizonte: baixa, nublado, 16°C-22°C
  • Campinas: baixa,nublado, 11°C-17°C
  • Campo Grande: média, parcialmente nublado, 12°C-20°C
  • Goiânia: baixa, nublado, 19°C-25°C
  • Salvador: média, parcialmente nublado, 23°C-25°C
  • Recife: baixa, clima chuvoso,, 24°C-26°C
  • Fortaleza:baixa, clima chuvoso,, 26°C-28°C
  • São Luís: baixa, clima chuvoso, 27°C-29°C
  • Belém: baixa, clima chuvoso, 25°C-29°C
  • Manaus: baixa, clima chuvoso, 25°C-27°C

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?

Publicado

em

Por

Por Rui Denardin – Grupo Mônaco: À medida que nos aproximamos do final do ano é natural começarmos a refletir sobre as projeções para 2025. No mercado automotivo não seria diferente. Grandes expectativas já surgem, especialmente diante dos resultados positivos de 2024, marcados pelo aumento das vendas e pela recuperação total do setor no cenário pós-pandemia.

Analisando os fatores que impactam esse mercado, 2025 promete ser um ano dinâmico, repleto de avanços tecnológicos e alinhado às novas demandas do consumidor. Conforme nos preparamos para esse futuro promissor, algumas tendências-chave já estão moldando o setor, e, como um player estratégico, precisamos estar atentos para liderar e inovar.

E uma dessas principais tendências que seguirá em alta é a busca por veículos sustentáveis. A eletrificação continuará sendo o principal motor de mudança, com uma previsão de aumento significativo na participação dos veículos elétricos, não apenas no Brasil, mas em mercados globais.

Isso ocorre devido à redução nos custos de produção de baterias e ao avanço da infraestrutura de carregamento. No Brasil, o crescimento do segmento tem sido impulsionado por incentivos fiscais e subsídios que tornam as soluções híbridas e elétricas mais acessíveis ao consumidor.

Além disso, a busca por sustentabilidade permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive a mobilidade urbana. A produção de veículos elétricos tornou-se mais limpa, com o uso de materiais recicláveis, consolidando a responsabilidade ambiental como um diferencial competitivo.

Apesar das transformações tecnológicas, uma coisa não mudará em 2025: o foco na experiência do cliente. As empresas que conseguem oferecer atendimento excepcional, simplificar processos e garantir um suporte eficiente sairão na frente, conquistando a fidelidade de seus consumidores.

No Grupo Mônaco, valorizamos essa conexão desde a nossa fundação, na década de 1970. Meu pai, Armindo Denardin, ao inaugurar nossa primeira concessionária em Altamira, no Pará, chamava seu empreendimento de “Casa de Amigos”. Esse espírito de proximidade e atenção personalizada, seja para fechar um negócio ou apenas para receber bem quem nos procura, é um legado que mantemos até hoje.

O futuro do mercado automotivo não é apenas sobre tecnologia; é sobre como utilizamos essa tecnologia para melhorar vidas e gerar um impacto positivo no planeta. No Grupo Mônaco, estamos comprometidos em liderar essa transformação, com inovação, excelência e uma visão estratégica que priorize nossos clientes, colaboradores e parceiros.

2025 será um ano para acelerar. Estou confiante de que estamos prontos para essa jornada, que promete grandes conquistas e novas possibilidades para montadoras, concessionárias e, principalmente, para nossos clientes. Que venha o novo!

Rui Denardin é CEO do Grupo Mônaco

Fonte: Auto

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora