Connect with us

MATO GROSSO

Interage TCE do próximo dia 30 terá como foco Poder Executivo Municipal

Publicado

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove, no próximo dia 30, a segunda edição deste ano do Interage TCE, Programa que institucionalizou o diálogo entre o órgão de controle externo e os agentes públicos municipais. O encontro será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 8h. Clique aqui para se inscrever

“Nosso objetivo com esse Programa é ampliar a interlocução entre quem fiscaliza e quem é fiscalizado, para atuar preventivamente, evitando a ocorrência de irregularidades nas prestações de contas. É parte da função orientadora do Tribunal de Contas e da nova visão institucional de contribuir para a melhoria da qualidade da administração pública de Mato Grosso”, explicou o conselheiro-presidente, José Carlos Novelli.

Tendo como público-alvo agentes públicos que atuam no Poder Executivo Municipal, esta edição do Interage TCE contará com palestras do conselheiro-presidente, que apresentará o novo Tribunal de Contas, do governador Mauro Mendes, que irá traçar um panorama do estado e a visão de futuro, do desembargador Orlando Perri, que fará a sensibilização dos agentes públicos, e ainda da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), que abordará o tema “Cidadania Fiscal”. 

Na oportunidade, serão ainda lançados o novo Portal da Escola Superior de Contas do TCE-MT e Manual de Procedimentos do Controle Interno. No período da tarde, a equipe técnica da Corte de Contas realizará reuniões simultâneas das seis relatorias e os representantes dos respectivos municípios relatados. Clique aqui e confira programação completa

Também serão compartilhados produtos e informações das unidades do TCE-MT que possuem um canal direto com a administração pública municipal, tais como o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) e o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC-MT). 

Interage TCE

Lançado em 2022, o Programa faz parte da proposta de gestão do presidente José Carlos Novelli, que tem priorizado a orientação para reduzir erros e garantir celeridade e efetividade às ações da administração pública. A primeira edição deste ano teve como pauta a prestação de contas do Poder Legislativo. 

O Interage TCE conta com a parceria da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da União das Câmaras do Estado (Ucmmat).

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

em

Por

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora