Connect with us

MATO GROSSO

Mais capacitação: Escola dos Servidores do Judiciário estadual completa 16 anos de criação

Publicado

em

A Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) celebra nesta quinta-feira (04 de abril), seu 16º aniversário. A instituição educacional tem como objetivo central a promoção do conhecimento, visando o desenvolvimento e aprimoramento das competências dos servidores públicos do Judiciário, com o propósito de garantir os melhores resultados para a sociedade.
 
Criada e instalada em 4 de abril de 2008, a Escola dos Servidores ‘Desembargador Atahide Monteiro da Silva’ oferece cursos na modalidade on-line e presencial, trabalho/workshop, palestras e congressos. A estrutura também é utilizada como espaço para difusão de cultura, amostra de arte, lançamento de obras literárias e apresentação musical. Além dos servidores efetivos do judiciário, a oferta de conhecimento também é direcionada para os demais públicos, como profissionais de diversas áreas da categoria de comissionados, credenciados, contratados, terceirizados e estagiários.
 
 A coordenadora da Escola dos Servidores, Andrea Marcondes Alves, destaca que ao longo de mais de uma década e meia de existência, a Escola se empenha no cumprimento das metas do Plano de Capacitação para fazer com que os servidores (as) estejam mais bem preparados para uma prestação de serviço mais efetiva e transparente.
 
“A capacitação profissional não é apenas um evento isolado, mas um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e organizacional. Ao investir na capacitação dos colaboradores, o Tribunal de Justiça pode criar um ambiente que fomenta o desenvolvimento, o engajamento e a alta performance da equipe. Assim, podemos contribuir para termos uma Justiça mais inclusiva, moderna e resolutiva para todos os cidadãos e cidadãs mato-grossenses”, declarou a coordenadora.
 
 Dados mais recentes, mostram que o cronograma de ações do “Plano de Capacitação 2023/2024” apresentam que a Escola dos Servidores apresenta números satisfatórios. Somente em 2023, foram 11.871 participações de servidores e servidoras em ações de capacitação em todo o Estado. Além disso, nos três primeiros meses de 2024 (até 18 de março), 871 servidores já participaram de alguma atividade pedagógica de conhecimento.
 
 A Escola dos Servidores fica localizada em um edifício moderno adjacente ao Tribunal de Justiça, sua área construída ultrapassa os 1.300 metros quadrados, com seis salas de aula, cada uma com capacidade para 45 alunos, a estrutura da escola apresenta flexibilidade, permitindo que três dessas salas sejam combinadas para formar um amplo auditório com espaço para até 150 pessoas. Também conta com uma sala de reuniões e dois laboratórios de informática, com capacidade total para 54 usuários, atendendo às demandas tecnológicas dos alunos.
 
A unidade possui uma visão panorâmica para Praça das Bandeiras, contracenando com a copa das arvores junto aos arranha-céus urbano de Cuiabá. Endereço: Anexo Administrativo – Des. Antônio de Arruda – R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá –MT. Telefone: (65) 3617-3207
 
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora