Connect with us

BRASIL

Mais da metade dos aprovados na Fuvest 2023 são da rede pública

Publicado

em

Segunda fase da Fuvest foi realizada nos dias 8 e 9 de janeiro
Marcos Santos/USP Imagens

Segunda fase da Fuvest foi realizada nos dias 8 e 9 de janeiro

Cerca de 5.714 dos 10.662 candidatos aprovados no Vestibular da Fuvest em 2023 estudaram na rede pública de ensino, aponta um levantamento divulgado pela Universidade de São Paulo (USP) esta semana.

Segundo a universidade, o percentual (54,1%) é o maior já atingido desde o início da política de reserva de vagas destinadas a esses estudantes. A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade de São Paulo no ano de 2017.

As cotas, de acordo com a USP, foram adotadas de maneira escalonada desde o vestibular de 2018 – quando começou a valer – até que o total atingisse 50% das vagas destinadas a candidatos de escolas públicas.

Nas reservas de vagas também são consideradas o percentual de 37,5% de cotas para estudantes que se autodeclaram Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). O índice é equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja a distribuição das vagas:

  • Total de aprovados: 10.662 candidatos
  • Aprovados da rede pública: 5.714 candidatos
  • Aprovados PPI: 2.020 candidatos

O vestibular da Fuvest 2023 teve duas etapas. A primeira em dezembro de 2022 e a segunda em janeiro de 2023.

O total de inscritos no processo seletivo foi de 114.432 estudantes. Foram 8.230 vagas oferecidas para diversos cursos de graduação. A carreira de Medicina foi a mais procurada, com 118 candidatos por vaga.

Vestibular Fuvest 2024

Em andamento, o vestibular 2024 da Fuvest já esta com as inscrições abertas para pedidos de isenção e redução no valor da taxa de inscrição. Solicitações serão aceitas até 14 de julho.

Veja o cronograma da Fuvest 2024:

  • 17 de agosto a 6 de outubro: Inscrições
  • 19 de novembro: Provas da 1ª fase
  • 17 e 18 de dezembro: Provas da 2ª fase
  • 3 a 6 de janeiro de 2024: Provas de habilidades específicas

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Rui Denardin: O que esperar do mercado automotivo em 2025?

Publicado

em

Por

Por Rui Denardin – Grupo Mônaco: À medida que nos aproximamos do final do ano é natural começarmos a refletir sobre as projeções para 2025. No mercado automotivo não seria diferente. Grandes expectativas já surgem, especialmente diante dos resultados positivos de 2024, marcados pelo aumento das vendas e pela recuperação total do setor no cenário pós-pandemia.

Analisando os fatores que impactam esse mercado, 2025 promete ser um ano dinâmico, repleto de avanços tecnológicos e alinhado às novas demandas do consumidor. Conforme nos preparamos para esse futuro promissor, algumas tendências-chave já estão moldando o setor, e, como um player estratégico, precisamos estar atentos para liderar e inovar.

E uma dessas principais tendências que seguirá em alta é a busca por veículos sustentáveis. A eletrificação continuará sendo o principal motor de mudança, com uma previsão de aumento significativo na participação dos veículos elétricos, não apenas no Brasil, mas em mercados globais.

Isso ocorre devido à redução nos custos de produção de baterias e ao avanço da infraestrutura de carregamento. No Brasil, o crescimento do segmento tem sido impulsionado por incentivos fiscais e subsídios que tornam as soluções híbridas e elétricas mais acessíveis ao consumidor.

Além disso, a busca por sustentabilidade permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive a mobilidade urbana. A produção de veículos elétricos tornou-se mais limpa, com o uso de materiais recicláveis, consolidando a responsabilidade ambiental como um diferencial competitivo.

Apesar das transformações tecnológicas, uma coisa não mudará em 2025: o foco na experiência do cliente. As empresas que conseguem oferecer atendimento excepcional, simplificar processos e garantir um suporte eficiente sairão na frente, conquistando a fidelidade de seus consumidores.

No Grupo Mônaco, valorizamos essa conexão desde a nossa fundação, na década de 1970. Meu pai, Armindo Denardin, ao inaugurar nossa primeira concessionária em Altamira, no Pará, chamava seu empreendimento de “Casa de Amigos”. Esse espírito de proximidade e atenção personalizada, seja para fechar um negócio ou apenas para receber bem quem nos procura, é um legado que mantemos até hoje.

O futuro do mercado automotivo não é apenas sobre tecnologia; é sobre como utilizamos essa tecnologia para melhorar vidas e gerar um impacto positivo no planeta. No Grupo Mônaco, estamos comprometidos em liderar essa transformação, com inovação, excelência e uma visão estratégica que priorize nossos clientes, colaboradores e parceiros.

2025 será um ano para acelerar. Estou confiante de que estamos prontos para essa jornada, que promete grandes conquistas e novas possibilidades para montadoras, concessionárias e, principalmente, para nossos clientes. Que venha o novo!

Rui Denardin é CEO do Grupo Mônaco

Fonte: Auto

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora