Connect with us

MATO GROSSO

“Mato Grosso tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui para a China”, afirma cônsul do Brasil

Publicado

em

O cônsul do Brasil na China para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Roberto de Andrade Filho, enfatizou o papel único que o mercado mato-grossense tem no mercado chinês.

O reconhecimento ocorreu durante a inauguração do estande de Mato Grosso na 6ª edição da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras comerciais da China e que reúne representantes do mundo todo em Shanghai em busca de oportunidades no mercado asiático.

“Mato Grosso não é só um grande ator na produção de alimentos, mas está cada vez mais incorporando inovação, qualidade e sustentabilidade. É o Estado que tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui na China com uma pegada sustentável”, afirmou.

O cônsul destacou a importância do estado para a consolidação da cooperação Brasil-China.

“Vocês são um estado campeão em biodiversidade, em indústria pujante e em uma série de setores. Tudo isso agrega um valor muito importante, não só para o comércio que Mato Grosso tem com a China, mas para o Brasil como um todo”, finalizou.

O governador Mauro Mendes ressaltou o compromisso de expandir essa parceria e explorar novas oportunidades de comércio com a China, tendo em vista que Mato Grosso é um dos principais fornecedores de produtos agrícolas e pecuários para o mercado asiático.

“Mato Grosso exporta grande parte do que produz para a China e queremos ampliar a nossa cooperação também fazendo comércio com importantes produtos e tecnologias que o mercado chinês dispõe”, declarou Mauro, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

Representantes mato-grossenses

Além da comitiva do Governo do Estado de Mato Grosso, representantes do setor produtivo e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão na China para fortalecer os laços com o mercado asiático.

O deputado estadual Beto Dois A Um elogiou a cooperação entre o setor produtivo, o Governo do Estado e a ALMT. “É um orgulho muito grande fazer parte dessa caravana junto com o governador Mauro Mendes para que a gente possa fortalecer a imagem de Mato Grosso, que preserva o meio ambiente e que produz de uma forma gigantesca”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destacou a importância do acordo Brasil-China para viabilizar a importação e exportação de produtos mato-grossenses para a Ásia.

“Hoje assinamos um memorando que vai viabilizar tanto a importação como a exportação transacional entre os empresários mato-grossenses e a China. É um momento histórico para a Federação poder participar desse momento”.

A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, elogiou a colaboração entre Governo e terceiro setor no evento. “Essa parceria com o governo nos permitiu unir a área de serviços, comércio, indústria e agricultura. É muito importante promover esse grande ecossistema de desenvolvimento para o nosso Mato Grosso”, disse.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, ressaltou a importância das relações internacionais, especialmente com a China, um grande importador dos produtos mato-grossenses. “É uma oportunidade de mostrar que o Brasil, principalmente Mato Grosso, consegue atender à crescente demanda de alimentos no mundo com respeito ao meio ambiente, algo que não se vê em nenhum outro lugar”.

A 6ª edição da China International Import Expo (CIIE) segue até 10 de novembro, em Shanghai.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto de jiu-jitsu fortalece protagonismo e identidade cultural de estudantes indígenas em Brasnorte

Publicado

em

Por

A Escola Estadual Indígena Tapurá Irantxe, localizada no município de Brasnorte, tem promovido a integração entre educação, esporte e valorização cultural por meio do Projeto Tamukan. A iniciativa utiliza o jiu-jitsu como ferramenta de formação para estudantes, profissionais da educação e membros da comunidade do povo Manoki.

Desenvolvido no ambiente escolar, o projeto busca incentivar hábitos saudáveis, fortalecer a saúde física e mental, promover a defesa pessoal e contribuir para a prevenção da violência. A iniciativa também reforça a valorização da identidade cultural indígena, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens da comunidade.

Reconhecida como a primeira equipe indígena de jiu-jitsu de Mato Grosso, o Projeto Tamukan tem se consolidado como um espaço de aprendizagem, disciplina e fortalecimento do protagonismo juvenil. As atividades são realizadas sob orientação técnica do professor Felipe Tamuxi e contam com o apoio da gestão escolar.

De acordo com o diretor da unidade, Edivaldo Mampuche, o projeto nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma oportunidade de crescimento na própria comunidade. Ele destaca que, desde o início, a escola busca unir esporte, educação e cultura, fortalecendo valores como disciplina, responsabilidade e respeito, sem perder a conexão com as tradições do povo Manoki.

“Nosso objetivo, ao implantar o projeto, foi oferecer aos estudantes uma oportunidade de prática esportiva na comunidade, evitando deslocamentos e garantindo mais segurança para eles. Ao mesmo tempo, buscamos construir uma iniciativa que fortalecesse a disciplina, o compromisso com os estudos e a participação dos jovens nas atividades culturais e comunitárias”, disse.

Ainda segundo ele, “o jiu-jitsu tem se mostrado uma importante ferramenta de formação, contribuindo para o fortalecimento da identidade do povo Manoki e para o desenvolvimento dos estudantes”, completou o diretor.

Os resultados obtidos pelos atletas em competições esportivas refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Na etapa Norte do Campeonato Mato-grossense de Jiu-jitsu 2026, realizada na última semana, entre os dias 30 e 31 de maio, em Sorriso, a equipe conquistou sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora