Connect with us

POLÍTICA

Max Russi destaca protagonismo da Assembleia em debates sobre o futuro econômico de Mato Grosso

Publicado

em

O protagonismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na promoção de debates e na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do estado foi destacado pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (Podemos), durante o Fórum de Economia e Desenvolvimento Institucional do LIDE Mato Grosso, realizado nesta segunda-feira (14), no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá.

Ao participar do painel que discutiu o futuro econômico do Brasil no cenário global, o deputado citou avanços em áreas como infraestrutura, saúde, agroindustrialização e geração de empregos.

“O nosso estado tem contribuído muito para a balança comercial do Brasil, tem sido peça fundamental, e esse é o trabalho que a Assembleia Legislativa tem buscado fazer: contribuir com políticas públicas, sendo um Parlamento que apoia toda iniciativa voltada ao fortalecimento do setor produtivo, para que possamos ampliar a geração de empregos. Hoje, Mato Grosso é o segundo estado com menor índice de desemprego do Brasil e deve continuar crescendo muito nos próximos anos”, declarou.

Russi apontou a reforma tributária como um dos temas que mais preocupam o Legislativo mato-grossense e ressaltou o grande potencial de Mato Grosso no setor da mineração, que, segundo ele, deve ser fortalecido.

“Temos também um grande potencial no estado e precisamos avançar nesse setor, porque ele pode gerar muito desenvolvimento, principalmente para municípios mais antigos, que hoje têm a economia exaurida, mas ainda reúnem grande capacidade de crescimento”, disse.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), que também participou do painel ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, apresentou uma análise histórica sobre a economia brasileira e destacou que, no período posterior à Segunda Guerra Mundial até a década de 1970, o país registrou taxas médias de crescimento entre 7% e 8% ao ano, consideradas, à época, entre as mais elevadas do mundo.

Segundo ele, esse cenário começou a se transformar a partir da crise do petróleo, em 1973, e das mudanças nas políticas monetárias adotadas pelos Estados Unidos, fatores que contribuíram para o aumento da dívida externa brasileira e para um período prolongado de instabilidade econômica. O parlamentar ressaltou que o país enfrentou um momento de desorganização econômica, com reflexos diretos no crescimento e na geração de oportunidades.

Wilson Santos também destacou o protagonismo do produtor rural no desenvolvimento de Mato Grosso, ressaltando que é esse setor que investe e sustenta a economia do estado. O deputado citou os avanços em melhoramento genético e lembrou medidas como a Lei Kandir e a securitização das dívidas agrícolas como instrumentos importantes para garantir competitividade e continuidade da produção.

“É o produtor rural que coloca a mão no bolso para investir em Mato Grosso. É ele que sustenta a economia do estado, com tecnologia, inovação e investimentos, como vemos no melhoramento genético extraordinário do nosso rebanho e da nossa produção”, afirmou.

Ao final do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa avaliou o fórum como um espaço estratégico para o fortalecimento do diálogo entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade. Segundo ele, iniciativas como essa contribuem para ampliar o conhecimento, alinhar perspectivas e preparar o estado para enfrentar os desafios econômicos dos próximos anos.

“Foi um encontro muito importante, que trouxe conhecimento e promoveu um debate de alto nível sobre as perspectivas do Brasil, de Mato Grosso e do cenário mundial. Em um ano decisivo como 2026, marcado por eleições e escolhas importantes, é fundamental que a população e as lideranças estejam bem informadas para tomar decisões conscientes”, afirmou.

Russi também destacou a parceria entre a Assembleia Legislativa e o LIDE Mato Grosso na realização de debates que aproximam especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo, fortalecendo a construção de soluções e estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico do estado.

Programação – O Fórum de Economia e Desenvolvimento Institucional do LIDE Mato Grosso reuniu lideranças políticas, empresários e especialistas para discutir temas estratégicos relacionados ao crescimento econômico e às perspectivas do Brasil no cenário global. A programação incluiu painéis sobre desenvolvimento econômico, inovação, ambiente de negócios e desafios para o crescimento sustentável, com a participação de representantes do setor público e privado, além de debates voltados à análise de tendências e oportunidades para Mato Grosso e para o país.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

TJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT

Publicado

em

Por

Em resposta ao pedido encaminhado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta sexta-feira (17), a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu suspender a medida de desocupação e determinou o encaminhamento do processo à Comissão Regional de Soluções Fundiárias para análise técnica do caso envolvendo famílias que residem nos condomínios Villas das Minas e Villas das Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A decisão do Judiciário ocorreu após solicitação formal da Assembleia, diante da preocupação com os impactos sociais da medida.

A decisão considera que o caso apresenta potencial impacto social relevante, especialmente diante da possibilidade de cumprimento de medida de imissão na posse envolvendo famílias em situação de vulnerabilidade, e reforça a necessidade de adoção de etapas preparatórias antes de qualquer decisão de desocupação coletiva.

“Recebemos uma decisão muito importante da Corregedoria do Tribunal de Justiça, que representa uma vitória significativa para as famílias dos condomínios Minas e Lavras do Sutil. Ainda não vencemos a guerra, mas conquistamos uma batalha importante, que traz tranquilidade aos moradores que estavam vivendo momentos de angústia. Quero agradecer à Procuradoria da Assembleia e ao Poder Judiciário pela sensibilidade em olhar para essa situação. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto. Agora, vamos continuar dialogando e trabalhando para construir uma solução justa e definitiva para essas famílias. Contem com a Assembleia Legislativa, porque estaremos ao lado de vocês”, comemorou o deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa.

O procurador da Assembleia Legislativa, Ricardo Riva, explicou que a decisão da Corregedoria do Tribunal de Justiça foi resultado direto do pedido formal apresentado pela Casa, que apontou a necessidade de cumprimento de etapas legais e sociais antes da execução da medida de desocupação.

Segundo ele, a Assembleia solicitou a suspensão da imissão na posse justamente para garantir que o processo observe as exigências previstas na legislação e nas normas que tratam de conflitos fundiários coletivos.

“A Assembleia oficiou a Corregedoria do Tribunal pedindo a suspensão do cumprimento da imissão na posse, ou seja, da retirada das famílias dos apartamentos, porque existem etapas legais e sociais que precisam ser cumpridas antes de qualquer desocupação coletiva. A decisão da Corregedoria foi tomada a partir dessa solicitação e determinou o encaminhamento do processo à Comissão Regional de Soluções Fundiárias para análise técnica do caso”, explicou o procurador.

Ricardo Riva destacou ainda que a medida busca assegurar que qualquer decisão judicial seja precedida de avaliação técnica e de diálogo institucional, garantindo segurança jurídica e proteção às famílias envolvidas.

O pedido da ALMT – No documento encaminhado ao Judiciário, o presidente Max Russi alerta que o cumprimento da ordem de imissão na posse, decorrente de um processo de falência iniciado em 2003, pode resultar na retirada imediata de moradores de suas residências sem que haja medidas adequadas de acolhimento social às famílias afetadas. O ofício destaca que a execução da decisão, da forma como está prevista, pode gerar consequências sociais graves, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Assembleia também argumenta que a condução do processo deve observar normas e diretrizes que tratam da proteção de direitos humanos e da mediação de conflitos. Entre os dispositivos citados estão o Provimento nº 23/2023 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e orientações do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelecem que desocupações coletivas precisam ser precedidas de diálogo entre as partes e da definição de estratégias de atendimento às famílias atingidas.

De acordo com o documento, essas normas determinam que, antes da execução de despejos coletivos, sejam realizadas reuniões preparatórias e elaborados planos de ação que considerem a situação social dos moradores, garantindo alternativas de acolhimento e encaminhamento a programas habitacionais ou de assistência social, sempre que necessário.

Visita aos condomínios – Na noite de quinta-feira (16), Russi esteve pessoalmente nos residenciais para ouvir os moradores e acompanhar de perto a situação. Durante a visita, o parlamentar conversou com os condôminos e manifestou preocupação com a possibilidade de retirada imediata das pessoas de suas casas, destacando o clima de insegurança e aflição vivido pelos moradores. A presença do deputado no local ocorreu após relatos de que centenas de famílias temem perder suas moradias em razão de decisão judicial.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora